Tratamento Dentário Gratuito Para Crianças

Isabella Moretti 10/09/2010 Saúde

Os cuidados com os dentes devem começar na infância, para que a criança mantenha um sorriso saudável e bonito. Os dentistas que trabalham na área de odontopediatria agem de forma preventiva nas consultas, ensinando para os pequenos a maneira adequada de escovar os dentes. Cabe ao profissional também resolver pequenos problemas dentários, como cáries e tártaros.

As crianças costumam ter um pouco de trauma na hora de sentar na cadeira do dentista, é necessário que o médico crie certo vínculo com seu paciente para ganhar sua confiança e iniciar o tratamento. A odontopediatria envolve todo um trabalho psicológico da criança para que ela não se sinta ameaçada ou desconfortável.

Muitas crianças não cuidam dos dentes da forma adequada por falta de orientação, por isso as escolas recebem dentistas para ensinar medidas preventivas de higiene bucal aos pequenos. Diversos projetos pelo Brasil são responsáveis por tratamentos dentários gratuitos para crianças, uma iniciativa que visa atender as necessidades da camada mais pobre da população.

O tratamento gratuito é eficiente, conta com profissionais especializados que restauram o sorriso dos pequenos. Ao aprender os cuidados com os dentes desde a infância, a criança cria o hábito de uma escovação correta e passa a visitar pelo menos uma vez por mês o dentista, para ver se está tudo certo com a saúde bucal. Muitos dentistas voluntários participam dos projetos para atender crianças carentes, como foi o caso do Crescer com Arte Odontologia em Cambuquira.

O dentista grátis para crianças está disponível nas principais escolas públicas do país, tratando-se de um profissional competente contratado pelo governo municipal da cidade. O atendimento visa o tratamento de cáries ou extração de dentes de leite. A colocação de aparelhos odontológicos já é um trabalho especifico nas clínicas particulares.

Outra forma de cuidar dos dentes e preservar um sorriso bonito é contando com o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar da demora das consultas, os dentistas realizam um bom tratamento de odontopediatria para combater qualquer problema na arcada dentária. Normalmente após cuidar dos dentes com cáries, o dentista explica para a criança os meios de prevenção e ensina os conceitos básicos de higiene bucal.

Procure saber se a escola do seu filho tem um dentista ou entre em contato com o serviço público de saúde da sua cidade.

Outros artigos

Cursos Gratuitos SENAC RJ 2015-2016

08/01/2015

Cursos Gratuitos SENAC RJ 2015-2016

Os Cursos Gratuitos SENAC RJ 2015-2016 ajudam as pessoas que desejam se profissionalizar, mas que não possuem condições financeiras para pagar as mensalidades. As va...

Roupas para Levar para Praia

04/02/2011

Roupas para Levar para Praia

Com as férias de Verão muitas pessoas procuram as praias para passar dias tranqüilos e inesquecíveis. Alguns possuem residência no litoral, outros já procuram po...

Pousadas em Aracaju SE

16/03/2011

Pousadas em Aracaju SE

Nada melhor do que viajar, mas pra isso precisamos pensar em tudo, inclusive também em hospedagem, afinal, esse é um dos detalhes mais importantes em que precisa...