Calendários de processos seletivos do Sisu, Prouni, Fies e Enem

Calendários de processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies foram divulgados pelo Ministério da Educação, trazendo importantes informações para quem pretende ingressar no ensino superior em 2019. Se você tem interesse em utilizar algum desses programas disponibilizados pelo governo, é importante ficar de olho nas datas que são abertas o processo de inscrição e muito mais. Acompanhe abaixo informações completas sobre o programa.

Calendários de processos seletivos do Sisu, Prouni, Fies e Enem (Foto Ilustrativa)

Substituto do antigo vestibular em várias universidades federais, o Sistema de Seleção Unificada é o primeiro a começar, disponibilizando milhares de vagas em instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

Na sequência acontece o Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas, e logo após terá início o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil, que também atende aos estudantes de faculdades particulares.

Esses programas foram desenvolvidos para que qualquer pessoa que tenha interesse e notas adequadas, além de estar dentro dos pré requisitos necessários, tenha a oportunidade de adentrar no ensino superior de forma 100% gratuita ou por meio de bolsas parciais. Veja abaixo como funciona a inscrição, as datas e as possibilidades.

Calendários de processos seletivos do Sisu, Prouni, Fies e Enem

As inscrições para o Sisu começam no dia 24 de janeiro (Foto: Reprodução site Sisu)

O Sisu 2019 1º semestre vai oferecer um total de 238.397 vagas, abrangendo 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação e instituições estaduais em todo o país.

As inscrições Sisu 2019 estarão abertas entre os dias 24 e 27 de janeiro, através do site http://sisu.mec.gov.br, e os candidatos devem ficar atentos às notas de corte para a graduação desejada, lembrando que a seleção é feita com base nas notas do Enem 2018.

No caso do ProUni 2019 1º semestre, a oferta gira em torno de 220 mil bolsas de estudo, distribuídas entre mais de 1 mil instituições de ensino superior de todo o Brasil. As bolsas ProUni podem ser parciais (50% de desconto na mensalidade) ou integrais (100%).

As inscrições ProUni 2019 estarão abertas a partir do dia 30 de janeiro, podendo ser efetuadas no site http://prouniportal.mec.gov.br, até o dia 2 de fevereiro. Os candidatos precisam ter feito o ensino médio na rede pública ou como bolsistas na rede privada. Atenção também com a renda familiar, que não pode passar de três salários mínimos.

Com esses pré requisitos correspondentes, você precisa ficar de olho na próxima data do programa que você quer participar, desse jeito, basta preencher os dados que importam e então prestar atenção se seu nome foi convocado ou não.

Fies 2017 1º semestre

Através do Fies você pode financiar o seu curso superior (Foto Ilustrativa)

Já com relação ao Fies 2018 1º semestre, o financiamento estudantil é destinado prioritariamente aos alunos de cursos de graduação de instituições de ensino superior não gratuitas, cadastradas no programa. As inscrições Fies 2018 vão de 6 a 9 de fevereiro, no site do programa.

Enem 2019

As notas do Enem são decisivas para participar do Sisu, Prouni e Fies (Foto Ilustrativa)

O calendário do Enem 2019 será divulgado em breve, trazendo as informações para quem pretende participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizada neste ano.

Se você vai se inscrever nos processos seletivos citados acima, vale lembrar que a seleção em todos eles utiliza as notas do Enem 2016, que podem ser conferidas através do site do programa.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados