Transferência de universidade: cuidados, dicas

PUBLICIDADE

O processo de transferência entre universidades é um recurso que permite ao estudante mudar de instituição. Para isso, ele precisa participar de um processo seletivo específico e atender aos requisitos exigidos pela universidade.

O processo de transferência é destinado ao aluno que deseja concluir seus estudos em outra instituição. (Foto: Divulgação)

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) determina que as instituições de ensino superior (públicas e privadas) devem aceitar a transferência externa de alunos regulares, para cursos afins, desde que se verifique a existência de vagas e os estudantes sejam aprovados em sua avaliação.

Geralmente, as universidades exigem que o candidato tenha completado, pelo menos, o primeiro ano de graduação. Além disso, pode ser usado como critério de seleção fatores como grade curricular, rendimento acadêmico, entre outros. Cabe ao aluno ficar de olho em todos esses detalhes, para não ter problemas no futuro.

PUBLICIDADE

Confira a lista de cursos da USP para transferência em 2013.

Documentos para a transferência de universidade

Para conseguir a transferência, o estudante precisa ficar atento às exigências feitas pela universidade.(Foto: Divulgação)

Para a validação do processo de transferência externa são solicitados alguns documento, como histórico escolar, com os resultados obtidos pelo estudante (aprovado ou reprovado) em cada disciplina, Declaração de Reconhecimento ou Autorização do curso pelo MEC (Ministério da Educação), ementas das disciplinas cursadas e declaração de que sua matrícula não está sob pendência judicial.

O candidato também precisa apresentar documentos pessoais, como certidão de nascimento/casamento, carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar, título de eleitor com aprovação do exercício eleitoral e foto 3×4 recente. Vale lembrar que cada instituição pode adotar normas específicas para o processo de transferência e que, portando, outros documentos podem solicitados.

Informações sobre processo de transferência da Ufscar 2012.

Cuidados para fazer a transferência

Buscar informações sobre a instituição para a qual você deseja transferir o curso é importante para você não se arrepender da sua escolha no futuro.(Foto: Divulgação)

O estudante que deseja fazer a transferência precisa tomar alguns cuidados para não se arrepender da sua decisão. Vale à pena buscar informações sobre a universidade onde ele deseja terminar sua graduação, ver se há muitas diferenças na grade curricular (grades muito divergentes podem acarretar atrasos na conclusão do curso) e procurar conhecer seu corpo docente do campus bem como os critérios de avaliação adotados pela instituição.

Outro ponto importante é sobre os estudantes do Prouni (Programa Universidade para Todos), que, ao transferirem sua matrícula, perdem o benefício concedido pelo programa. Neste caso, a transferência só é vantajosa se ela for feita para uma universidade pública.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.