Notas dos cursos superiores Enade 2012

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (7), o Ministério da Educação divulgou as notas dos cursos superiores no Enade 2012. De acordo com o MEC, 30% das graduações avaliadas ficaram abaixo da média considerada aceitável.

O MEC já divulgou as notas do Enade 2012. (Foto:Divulgação)

O Enade 2012 foi realizado no dia 25 de novembro do ano passado. Ele mobilizou 7.228 cursos, de 1.646 instituições de Ensino Superior. Os cursos avaliados foram: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; que conferem diploma de tecnólogo em: Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.

Enade 2012: divulgação das notas

As notas do Enade vão de 0 a 5 pontos. Quando a avaliação é inferior a 3, ela é considerada insatisfatória pelo MEC. Para se encontrar em nível aceitável, o curso precisa tirar entre 3 e 5 no exame.

PUBLICIDADE

O resultado do Enade 2012 mostrou que os cursos de Administração, Direito, Ciências Econômicas e Tecnologia de Processos Gerenciais tiveram um desempenho ruim no exame.

Dos cursos avaliados no ano passado, 17% dos cursos de instituições públicas conseguiram nota máxima. Já entre as universidades particulares, o mesmo índice foi de 3,5%.

30% das graduações avaliadas ficaram abaixo da média considerada aceitável. (Foto:Divulgação)

A maioria dos cursos avaliados no Enade 2012 obteve nota 3, isto é, 43,9% do total. Considerando o total, 5,4% conquistaram nota máxima, 19% garantiram nota 4, 27,3% ficaram com nota 2, 2,7% obtiveram nota 1 e 1,8% ficaram sem nota.

Em comparação com o resultado do exame aplicado em 2009, o número de cursos que ficaram abaixo da média aceitável aumentou. Num geral, o índice de 24,2% subiu para 30%.

Sobre o Enade

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é uma prova que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação ao conteúdo programático de cada curso. Conforme o art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade é considerado um componente curricular obrigatório.

A primeira edição do Enade aconteceu em 2004, substituindo o antigo Exame Nacional de Cursos (Provão), que foi criado em 1996.

PUBLICIDADE
O Enade avalia o desempenho do estudante do Ensino Superior. (Foto:Divulgação)

Estão habilitados para fazer o Enade todos os estudantes do primeiro e do último ano. Os ingressantes e concluintes devem estar matriculados nos cursos avaliados na edição.

Em 2013, o Enade será realizado no dia 24 de novembro, a partir das 13h. Nesta edição serão avaliados os seguintes cursos: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Os cursos que formam tecnólogos também serão avaliados, como Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.