Instituições de ensino superior reprovadas pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar os dados do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que serve para mostrar a qualidade dos…

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar os dados do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que serve para mostrar a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação das instituições de ensino superior de todo o Brasil. As informações são referentes ao ano de 2011.

577 instituições de ensino superior foram reprovadas pelo MEC, com base nos dados do IGC 2011 (Foto: Divulgação)

Foram analisadas 2.136 instituições, entre universidades, faculdades e centros universitários, que pertencem tanto à rede pública quanto à rede privada de ensino superior, que receberam notas que variam de 1 a 5, sendo o conceito 1 considerado sofrível e o 2 considerado insatisfatório, enquanto a nota 3 é satisfatória, a 4 é boa e a 5 é excelente.

Desse total, 577 instituições foram “reprovadas” pelo MEC no IGC 2011, das quais 568 obtiveram a nota 2 e outras nove receberam o conceito 1, números que representam 27% das instituições avaliadas, quantidade inferior ao IGC 2010, que teve 683 instituições reprovadas. O balanço mostra que mais de 530 das instituições reprovadas pelo MEC são privadas.

Segundo o MEC, as instituições que repetiram a nota mínima serão notificadas e estão sujeitas a vários tipos de punições, como a redução no número de vagas, a exclusão da participação delas no ProUni (Programa Universidade para Todos) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e até mesmo ao descredenciamento junto ao MEC.

O outro lado da moeda: Melhores faculdades do Brasil – Análise MEC

Como é calculado o IGC

O índice tem como base a análise dos cursos superiores oferecidos pelas instituições (Foto: Divulgação)

Para calcular as notas do Índice Geral de Cursos, que serve para mostrar a qualidade das instituições de ensino superior, o MEC utiliza os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é baseado na avaliação dos cursos oferecidos pelas instituições.

Continuar Lendo  Vagas de estágio Vale 2012: inscrições abertas

No caso do CPC, são levados em conta o desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o corpo docente, a organização pedagógica e a infraestrutura dos cursos, com o Enade tendo o maior peso.

O resultado do CPC 2011 mostra que 976 cursos (12,9% das graduações analisadas) obtiveram as notas 1 ou 2, consideradas insatisfatórias, enquanto 3.166 ganharam o conceito satisfatório (nota 3), 1.979 obtiveram a nota 4 (avaliação boa) e 203 ganharam o conceito 5 (excelente).

Confira as dicas: Saiba como escolher uma faculdade de qualidade

Lista das instituições reprovadas pelo MEC

As instituições reprovadas estão sujeitas a várias punições (Foto: Divulgação)

A lista completa das instituições de ensino superior reprovadas pelo MEC pode ser conferida no resultado geral do IGC 2011, que está disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Basta clicar na opção “IGC 2011”.

Fontes: MEC e Veja

Top