Sinais do TDAH em adultos

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, conhecido popularmente pela sigla TDAH, é um dos distúrbios de comportamento mais comuns. Normalmente os primeiros…

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, conhecido popularmente pela sigla TDAH, é um dos distúrbios de comportamento mais comuns. Normalmente os primeiros sinais são percebidos durante a infância, mas boa parte dos portadores desse problema continua apresentando manifestações já na fase adulta. Saiba mais sobre essa doença e conheça os principais de sinais de TDAH em adultos.

Saiba o que fazer com a hiperatividade na vida adulta.

É comum a tendência de adiar ao máximo responsabilidades que juga desinteressante ou desagradável. (Foto: divulgação)

Problemas de memória

É bastante comum os portadores de TDAH serem taxados de distraídos e aéreos, pois acabam esquecendo datas importantes e nomes de pessoas e locais com facilidade, além perderem objetos pessoais frequentemente e cometerem erros por desatenção à coisas simples. Normalmente esse é o sintoma mais visível e frequente.

Fugir das responsabilidades

Pacientes adultos com esse tipo de transtorno tendem a adiar ao máximo as responsabilidades que julgam desinteressantes ou desagradáveis, substituindo-as por atividades prazerosas e efêmeras. Entretanto, no fundo eles reconhecem que fugir do problema não é nenhum tipo de solução, pois mesmo distante da tarefa a ser realizada, não conseguem esquecê-la e acabam se torturando mentalmente. É como se sentissem falta de forças para realizar determinada atividade.

Isolamento social

Diferente do que ocorre com a maioria das crianças, os adultos com TDAH são capazes de perceber que seu comportamento por vezes incomoda outras pessoas. Quando falham as tentativas de se policiar para não cometer os mesmos erros e se tornar alguém mais agradável, a saída que encontra é o isolamento social.

Continuar Lendo  Pulseira Macramê: Passo a passo

Confira alguns mitos e verdades sobre o TDAH.

Adultos com TDAH são instáveis emocionalmente e tendem ao mau humor. (Foto: divulgação)

Dificuldade para concluir tarefas

Normalmente pessoas com TDAH são extremamente criativas e inovadoras, mas o problema é que não conseguem manter o foco e concluir determinada tarefa, pois acabam se distraindo com algum barulho, objeto, acontecimento ou até mesmo ideia e abandonam os afazeres. O resultado, por vezes, é um pilha de projetos brilhantes abandonados.

Instabilidade emocional

O humor de adultos com esse problema tende ser volúvel, tendendo ao mau humor em episódios restritos. Não é incomum um acontecimento pequeno e praticamente sem importância ser o suficiente para desencadear um acesso de fúria ou melancolia, comprometendo todo o restante do dia. Muitas vezes até mesmo uma música, cheiro ou simples lembrança relacionada a um acontecimento negativo é capaz de desencadear esse tipo de problema.

Desorganização

A desorganização não é restrita apenas ao campo físico, se relacionando com a arrumação da casa ou da sala de trabalho, mas abrange também o estado psíquico e comportamental desses pacientes, que frequentemente sentem-se incapazes de organizar a própria vida e não sabem administrar bem o tempo.

Veja quais são os sinais de TDAH nas crianças.

Apesar de serem pessoas criativas, costumam não terminar seus projetos. (Foto: divulgação)

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um problema comum, geralmente diagnosticado durante a infância e que cursa com alguns prejuízos na vida das pessoas que não encontram uma maneira saudável de lidar com o distúrbio.

Top