Saúde bucal das crianças: dicas

Ensinar as crianças a cuidar da saúde bucal significa investir em benefícios para o resto da vida delas. É importante ensiná-las para que adquiram…

É importante escovar os dentes com os filhos para incentivá-los.

Ensinar as crianças a cuidar da saúde bucal significa investir em benefícios para o resto da vida delas. É importante ensiná-las para que adquiram o hábito de realizar a higiene bucal todos os dias e assim manter a saúde dos dentes e da boca. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para manter a saúde bucal dos baixinhos.

Seja um exemplo para a criança

Os pais devem dar bons exemplos de higiene para as crianças. Cuide bem dos seus dentes, pois isso mostrará a elas que se cuidar é muito importante.

Algumas atitudes deixam os cuidados mais divertidos e interessantes, portanto escovar os dentes junto com os filhos ou deixar que eles escolham a escova pode ser muito bom para incentivar a escovação diária.

Veja os cuidados com os dentes de leite 

Incentive uma boa alimentação

  • Aderir uma alimentação balanceada, com pouco açúcar e amido ajuda muito na proteção dos dentes, tanto dos adultos quanto das crianças.
  • O ideal é que os alimentos que contenham açúcar e amido sejam consumidos durante as principais refeições, pois a saliva que é produzida durante a alimentação, evita que sejam depositados resíduos nos dentes.
  • Incentive o consumo de fibras, frutas, legumes e verduras, pois esses alimentos além de saudáveis ajudam a preservar a saúde dos dentes.

Cuidar da saúde bucal das crianças é investir em benefícios para o resto da vida.

Veja os alimentos que ajudam a preservar a saúde bucal

Dicas de cuidados com a saúde bucal das crianças

1. É indispensável dar início a higiene oral desde antes do surgimento do primeiro dente de leite. Use gaze ou fralda limpa umedecida, limpando o dente e também a gengiva, em ambos os lados.

Continuar Lendo  Bônus 2009 para Professores da Educação Estadual de SP

2. Quando aparecer o primeiro molar, deve ser utilizada uma escova macia e de cabeça pequena para realizar a escovação.

3. Neste período devem ser usados os cremes dentais sem flúor, até que a criança aprenda a cuspir.

4. A escovação é indispensável para manter a saúde dos dentinhos das crianças. Ela deve ser completada com o uso do fio dental.

5. Nos primeiros anos a higiene bucal deve ser feita pelos pais, pelo menos uma vez ao dia.

6.  Durante a dentição decídua o uso da mamadeira é um fator que potencializa o surgimento de cáries. Portanto, os cuidados devem ser redobrados com a higiene bucal.

7. Desde pequenos é importante aderir ao hábito de ir ao dentista. Dessa forma a criança perde o medo e ainda é orientada quanto aos cuidados necessários.

Leia também: escova dental, higiene perfeita.

 

A higiene bucal dos bebês deve ser feita com gaze ou fralda umedecida, até que surjam os primeiros molares.

As crianças devem ser incentivadas desde pequenas a cuidar da saúde bucal. Os pais possuem papel fundamental nessa educação de hábitos saudáveis que acompanham os filhos até a vida adulta. Ensine seu filho a cuidar dos dentes e da boca, garantindo um sorriso saudável.

Top