O Grupo Petrópolis, segunda maior empresa de cerveja no país, divulgou nesta quarta-feira seu primeiro produto deste ano: a Itaipava Light. A cerveja será fabricada com 25% menos calorias em comparação às Lagers. A finalidade é estabilizar a marca num segmento ainda pouco explorado dentro do setor cervejeiro do País. Na America do Norte, por exemplo, a primeira cerveja light distribuída foi há pouco menos de 40 anos.
Um atual levantamento de uma consultoria britânica especializada em bebidas assinala que as duas marcas do setor que mais cresceram em todo o mundo, entre 2005 e 2010, foram de cervejas light: a Presidente Light, da República Dominicana, e a Polar Light, da Venezuela.
No Brasil, a Brahma foi a primeira a criar uma cerveja light, em 1982, porém como o produto teve pouco aprovação, logo saiu do mercado. Em 2003, ela novamente foi relançada e mais uma vez não foi bem recebida pela maioria dos brasileiros.
A iniciativa é fundamentada pela alteração nos hábitos dos brasileiros, já que, segundo dados do Euromonitor International, nos cinco últimos anos o consumo de produtos light cresceu 136% no País. Para chamar a atenção do público, a cerveja será lançada com um design próprio, desenvolvido pela Design Luce. Num primeiro momento, a cerveja será comercializada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com um custo unitário, de R$ 2,09 para garrafas long neck e R$ 1,99 para as latinhas.