Alistamento militar Feminino 2020

PUBLICIDADE

Este tema muitas vezes não é abordado ou sequer mencionado na grande mídia e uma considerável parte da população o desconhece, sabendo que apenas o alistamento militar masculino é obrigatório no Brasil.

Em alguns países, porém, como na China o alistamento militar é obrigatório para ambos os sexos e em outros ainda como Israel e Rússia o alistamento é opcional como no Brasil e mesmo assim possuem exércitos femininos muito bem equipados, volumosos e de uma força de ação tática impressionante.

alistamento militar feminino

Isentas de alistamento

Como já dito antes, no Brasil, elas são isentas da obrigatoriedade do alistamento, mas podem voluntariamente candidatar-se como militares de carreira ou temporárias, aquelas que após um ano podem ganhar a dispensa. No entanto para seguir carreira em alguma área específica no exército, ela deve prestar concurso nas escolas de sargentos equivalentes para a área desejada, seja para a área da saúde (EsSEx), engenharia (IME), logística (EsSLog).

PUBLICIDADE

Vamos ver um pouco sobre como funciona o alistamento militar feminino, como elas se alistam, as funções exercidas pelas mulheres após ingressarem, quais as patentes possíveis entre outros.

Sou mulher e quero me alistar, como faço:

Primeiramente você deve se apresentar na junta de serviço militar da sua região ou município e verificar a disponibilidade e oportunidade da vaga para o seu gênero. Muitas vezes acontece de existirem batalhões femininos distantes do município de residência da alistada, o que leva seguidas vezes a desistência e o abandono do desejo da vaga.

Para maiores informações sobre o alistamento feminino basta acessar o site oficial pelo www.eb.mil.br

Depois de me alistar o que devo fazer:

PUBLICIDADE

Após a realização da inscrição nas forças armadas, basta aguardar a confirmação da inscrição que é feita por e-mail. E mais adiante as especificações da inscrição. Então é solicitado que a inscrita compareça fisicamente na junta de serviço militar a qual realizou o alistamento para a realização da seleção com exame intelectual, inspeção de saúde, e um exame de aptidão física.

Quais as patentes que posso alcançar nas forças armadas?

Em 2013 a então presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que obriga que, em no máximo em cinco anos, vagas femininas em todas as instituições de ensino ou forças e carreiras militares sejam abertas (tanto atuando nas forças bélicas ou das armas, onde a formação ocorre na Escola de Sargentos das Armas, como no quadro de serviços, que ocorre na Escola Preparatória de Cadetes do Exército).

Diversos cargos podem ser ocupados sendo tanto do Exército, Marinha, Aeronáutica ou ainda outras Organizações Militares do país e inclusive em outros países como é o caso, por exemplo, das mulheres que participam das missões de paz que ocorrem no Haiti. Mas ainda a maioria das mulheres ocupa posições nos Quartéis Generais, Estabelecimentos de Ensino, Organizações Militares de Saúde ou ainda nos órgãos de assessoria do Exército (tenente-coronel, sargento, tenente, capitão e major).

Os cargos e obrigações são desempenhados nas mesmas condições dos oficiais do sexo masculino de maneira igualitária, e da mesma maneira ocorrem as promoções e as eventuais subidas de patente. Vale salientar que não existe a diferença salarial entre os sexos, ou seja, independentemente de homem ou mulher o valor salarial é o mesmo.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.