Dentes de leite: cuidados

Os dentes de leite são aqueles que ficam temporariamente na boca das crianças. Esses dentinhos, quando bem cuidados podem evitar problemas para a vida…

É importante manter a saúde bucal da criança mesmo quando ainda não há dentes permanentes.

Os dentes de leite são aqueles que ficam temporariamente na boca das crianças. Esses dentinhos, quando bem cuidados podem evitar problemas para a vida toda. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de cuidados na saúde bucal das crianças. Confira.

Os dentes de leite

Os dentes de leite começam a nascer a partir dos 6 meses de idade. Geralmente surgem os primeiros dois incisivos centrais inferiores, e logo no sétimo mês começam a surgir os superiores. Esse processo segue até os dois anos para completar a dentição.

Os provisórios são um total de 20, sendo dez em cada arcada dentária. Eles ficam divididos em grupos, e cada grupo possui uma finalidade. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram os alimentos. Por isso é essencial a presença de todos os dentes para uma boa mastigação.

Vejam os hábitos que prejudicam a formação dos dentes dos bebês 

Mudança dos dentes

Os dentes permanentes são formados em baixo dos dentes temporários e, conforme vão crescendo, reabsorvem as raízes dos antecessores, até que caiam e os permanentes nasçam. Por isso os dentes temporários caem e não possuem raízes.

Alguns dentes já nascem permanentes, são os chamados molares que começam a surgir a partir dos 6 anos de idade. Por isso os cuidados devem ser redobrados, pois eles são para vida inteira.

Escovar os dentes de forma adequada é essencial.

Importância de cuidar dos dentes de leite

1.  Eles são indispensáveis para a mastigação;

2. Ajudam no desenvolvimento ósseo da face;

3. Os primeiros dentes contribuem para a formação da arcada harmônica;

Leia Também:  Evite que seu filho seja vítima de bullying na internet

4. Possuem papel fundamental no desenvolvimento da fala;

5. A manutenção do espaço para o dente permanente é feita pelo dente de leite;

6. O dente de leite orienta o nascimento do dente permanente para que ele não saia torto;

7. Infecções dos dentes provisórios podem afetar os dentes permanentes;

8. A falta de dentes de leite pode causar falhas estéticas e traumas psicológicos nas crianças.

Cuidados com os dentes de leite

  1. Escovar os dentes: pelo menos três vezes ao dia os dentes devem ser escovados, com o uso de um creme dental com flúor para que remova a placa bacteriana (principal causadora de cáries).
  1. Usar o fio dental: ele ajuda a remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que ficam entre os dentes e abaixo da gengiva. Evitando assim a formação de cáries e cálculos dentais.
  2. Alimentação saudável: incentive a criança a ter uma alimentação mais equilibrada, evitando o consumo excessivo de doces em geral e amido. Estes alimentos ajudam a produzir placa e formação de cáries.
  1. Use produtos com flúor: os cremes dentais devem conter flúor. Pois ele ajuda na prevenção de cáries e qualidade dos dentes permanentes;
  1. Consulta periódica com o dentista: desde pequenas as crianças devem ir ao dentista para fazer exames regulares, prevenir e tratar as cáries para que os dentes permanentes nasçam com saúde.

Saiba mais sobre o tratamento de odontopediatria, dentista para crianças 

 

Leve seu filho ao dentista periodicamente.

Cuidar dos dentes de leite através de uma boa higiene bucal é muito importante para a saúde dos dentes permanentes. Oriente o seu filho e ensine a ele hábitos de higiene bucal e boa alimentação para preservar a saúde bucal da criança.

Leia Também:  Dicas para educar a criança sem palmadas

Top