quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 11/08/2022 01:31:48
MundodasTribos

O bonsai é famoso no Japão, mas os primeiros a investir no cultivo desta planta foram os chineses, por volta de 200 d.C. Diferente dos outros tipos de árvore, o bonsai tem uma estrutura bem pequena e sua cultura acontece em um vaso raso.

O bonsai é uma árvore em miniatura que requer cuidados. (Foto:Divulgação)

A arte de cultivar árvores em miniatura costuma ser o passatempo de muitas pessoas apaixonadas por jardinagem e paisagismo. No entanto, o bonsai precisa de cuidados específicos para se manter bonito e saudável.

O que este artigo aborda:

Cuidados necessários com o bonsai

Ambiente ideal
O bonsai precisa receber de 2 a 4 horas de sol por dia. O ambiente escolhido para colocar a planta também requer boa ventilação.

O bonsai pode ser colocado em uma janela ou varanda para receber os primeiros raios de sol do dia, mas jamais sobre os eletrodomésticos, pois isso compromete a saúde da planta.

A área escolhida para colocar o bonsai não pode ter ar-condicionado, nem chuva direta ou vento excessivo.

É importante regar a planta de dois em dois dias. (Foto:Divulgação)

Frequência de regas
A rega do bonsai deve acontecer quando o solo começar a secar. No entanto, é importante tomar cuidado para o solo não ficar encharcado, pois isso causa o apodrecimento da raiz.

O horário ideal para regar o bonsai é no início da manhã ou no final da tarde. A água deve ser colocada na planta de vagar, até escorrer pelos orifícios do vaso raso. O período máximo de intervalo entre as regas é de dois dias.

A principal causa de morte dos bonsais é a falta de água, por isso é importante não se descuidar.

Fertilizante apropriado
A adubação do bonsai deve acontecer periodicamente, afinal, a planta necessita de nutrientes para crescer saudável. É recomendado usar fertilizantes sólidos, como pó, blocos ou granulados.

Jamais o adubo deve ser colocado em um bonsai que esteja seco ou doente. Antes de alimentar o solo, é importante se certificar da saúde da planta.

As podas são essenciais para os bonsais. (Foto: Divulgação)

Podas fundamentais
A poda das folhas é uma forma de controlar o crescimento dos ramos do bonsai. Sempre que um galho apresentar dez ou mais pares de folhas, é importante reduzir para quatro ou cinco. Com a boda das folhas, o bonsai tem mais condições de receber luz.

Outro tipo de poda que o bonsai necessita é o da raiz. Este corte é fundamental para que a planta atinja a idade adulta e preserve o seu tamanho em miniatura. Para podar a raiz é muito simples: basta retirar a planta do vaso e cortar as raízes inferiores (nunca as laterais). Em seguida, só é preciso devolver a arvorezinha ao vaso e completar os espaços livres com terra.

Até os três anos, o bonsai deve ser podado anualmente. Após este período, o corte da raiz pode ser efetuado a cada cinco anos.

O conteúdo "Saiba como cuidar de bonsai" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Lugares para andar de longboard em SP

Lugares para andar de longboard em SP

Porta Retrato Para Presente Onde Comprar

Porta Retrato Para Presente Onde Comprar

Poltronas Modernas Para o Quarto

Poltronas Modernas Para o Quarto

Almôndegas de frango

Almôndegas de frango

Centro de Valorização da Vida: prevenção de suicídios

Centro de Valorização da Vida: prevenção de suicídios

Dicas para emagrecer rapidamente

Dicas para emagrecer rapidamente