Saiba como cuidar de bonsai

O bonsai é famoso no Japão, mas os primeiros a investir no cultivo desta planta foram os chineses, por volta de 200 d.C. Diferente…

O bonsai é famoso no Japão, mas os primeiros a investir no cultivo desta planta foram os chineses, por volta de 200 d.C. Diferente dos outros tipos de árvore, o bonsai tem uma estrutura bem pequena e sua cultura acontece em um vaso raso.

O bonsai é uma árvore em miniatura que requer cuidados. (Foto:Divulgação)

A arte de cultivar árvores em miniatura costuma ser o passatempo de muitas pessoas apaixonadas por jardinagem e paisagismo. No entanto, o bonsai precisa de cuidados específicos para se manter bonito e saudável.

Cuidados necessários com o bonsai

Ambiente ideal
O bonsai precisa receber de 2 a 4 horas de sol por dia. O ambiente escolhido para colocar a planta também requer boa ventilação.

O bonsai pode ser colocado em uma janela ou varanda para receber os primeiros raios de sol do dia, mas jamais sobre os eletrodomésticos, pois isso compromete a saúde da planta.

A área escolhida para colocar o bonsai não pode ter ar-condicionado, nem chuva direta ou vento excessivo.

É importante regar a planta de dois em dois dias. (Foto:Divulgação)

Frequência de regas
A rega do bonsai deve acontecer quando o solo começar a secar. No entanto, é importante tomar cuidado para o solo não ficar encharcado, pois isso causa o apodrecimento da raiz.

O horário ideal para regar o bonsai é no início da manhã ou no final da tarde. A água deve ser colocada na planta de vagar, até escorrer pelos orifícios do vaso raso. O período máximo de intervalo entre as regas é de dois dias.

A principal causa de morte dos bonsais é a falta de água, por isso é importante não se descuidar.

Fertilizante apropriado
A adubação do bonsai deve acontecer periodicamente, afinal, a planta necessita de nutrientes para crescer saudável. É recomendado usar fertilizantes sólidos, como pó, blocos ou granulados.

Leia Também:  Trincas nas paredes: o que fazer

Jamais o adubo deve ser colocado em um bonsai que esteja seco ou doente. Antes de alimentar o solo, é importante se certificar da saúde da planta.

As podas são essenciais para os bonsais. (Foto: Divulgação)

Podas fundamentais
A poda das folhas é uma forma de controlar o crescimento dos ramos do bonsai. Sempre que um galho apresentar dez ou mais pares de folhas, é importante reduzir para quatro ou cinco. Com a boda das folhas, o bonsai tem mais condições de receber luz.

Outro tipo de poda que o bonsai necessita é o da raiz. Este corte é fundamental para que a planta atinja a idade adulta e preserve o seu tamanho em miniatura. Para podar a raiz é muito simples: basta retirar a planta do vaso e cortar as raízes inferiores (nunca as laterais). Em seguida, só é preciso devolver a arvorezinha ao vaso e completar os espaços livres com terra.

Até os três anos, o bonsai deve ser podado anualmente. Após este período, o corte da raiz pode ser efetuado a cada cinco anos.

Top