Paisagismo - Arquitetura paisagista

Paisagismo – Arquitetura paisagista

Paisagismo – Arquitetura paisagista é o que você está buscando? Então saiba que essa área tem se tornado cada vez mais próspera. Muitos arquitetos…

Por Redacao em 23/03/2015

Paisagismo – Arquitetura paisagista é o que você está buscando? Então saiba que essa área tem se tornado cada vez mais próspera. Muitos arquitetos estão se especializando na construção de jardins e ambientes paisagistas, tudo para atender um segmento que está crescendo a cada dia.

Paisagismo – Arquitetura paisagista. (Foto: Divulgação)

O paisagista é um profissional que projeta, desenvolve e reforma jardins públicos ou privados. Os conhecimentos paisagísticos podem ser aplicados em edifícios, parques, praças, zoológicos, espaços de recreação, entre outros ambientes. Quem deseja montar um jardim bonito e sofisticado em casa também pode contratar os serviços do paisagista.

Veja também: Iluminação para jardim – ideias, dicas, fotos

Paisagismo – Arquitetura paisagista

O paisagismo, também conhecido como arquitetura paisagista, nada mais é do que um conjunto de técnicas que servem para inovar a aparência de áreas livres. O profissional especializado nessa área desenvolve o projeto arquitetônico levando em consideração a preservação do meio ambiente.

Móveis, vasos e plantas fazem parte do paisagismo. (Foto: Divulgação)

A arquitetura paisagista ajuda a escolher as melhores plantas para cultivar em um espaço, de modo que a vegetação seja capaz de valorizar o projeto arquitetônico. Cabe ao profissional pensar nas esculturas que serão trabalhadas na área, o tipo de grama, o formato dos canteiros e a instalação de qualquer outro elemento relacionado ao paisagismo, como é o caso dos bancos de concreto e das fontes.

A missão do paisagista é sempre criar um espaço aconchegante, agradável e revigorante. Um lugar capaz de combinar aspectos estéticos e cênicos, que tem a natureza como a sua protagonista.

Dicas de arquitetura paisagista

Você gosta de Paisagismo – Arquitetura paisagista? Quer algumas sugestões para embelezar a área externa da casa? Então aqui vão algumas dicas:

Variedade de plantas

O segredo para criar um lindo espaço com paisagismo é apostar na variedade de plantas. Existem muitas espécies que podem ser usadas para criar a sua área verde, como é o caso da samambaia, hera-estrela, véu-de-noiva, aspargo-pendente, chifre-de-veado d barba-de-serpente.

No jardim não podem faltar móveis para relaxar. (Foto: Divulgação)

Móveis para relaxar

Para aproveitar a tranquilidade da natureza e descansar, o espaço precisa contar com móveis que favorecem o relaxamento e uma boa prosa. As espreguiçadeiras são perfeitas para o jardim, bem como as mesinhas e cadeiras de ferro, que deixam o ambiente com um ar bucólico.

Esculturas vivas

Quando o assunto é paisagismo, as esculturas vivas estão se tornando cada vez mais populares.  A técnica de topiaria consiste em criar verdadeiras obras de arte através da poda de árvores e plantas. É possível criar cenários deslumbrantes com animais, figuras geométricas, personagens místicos e labirintos.

Esculturas vivas se destacam no jardim. (Foto: Divulgação)

Leia mais: Topiaria: como fazer, dicas, fotos

Caminhos iluminados

A iluminação é uma forma de valorizar o paisagismo do jardim. Você pode, por exemplo, apostar na construção de caminhos iluminados com balizadores.

Cascatas e fontes

Se você quer deixar o jardim com um ar mais sofisticado, então vale a pena considerar a instalação de uma cascata ou de uma fonte.

Fotos de Paisagismo

Confira: Paisagismo residencial projetos

Converse com um arquiteto e apresente a ele as suas ideias de Paisagismo – Arquitetura paisagista. Vale lembrar que esse profissional tem os conhecimentos necessários para desenvolver e acompanhar a execução do projeto paisagístico.

Top