Bonsai - como cuidar, dicas

Bonsai – como cuidar, dicas

O cultivo de bonsai começou na China, mas todas as técnicas de reprodução e manutenção da árvore em miniatura acabaram sendo desenvolvidas no Japão.…

Por Editorial MDT em 23/03/2012

Dicas de como cuidar do Bonsai.

O cultivo de bonsai começou na China, mas todas as técnicas de reprodução e manutenção da árvore em miniatura acabaram sendo desenvolvidas no Japão. A arvorezinha se chama bonsai porque esta palavra significa ‘arvore de bandeja’, mas ao contrário do que muitos pensam, elas não são apenas um adorno que deixa a decoração de um ambiente mais bonita e por isso necessitam de muitos cuidados e atenção constante.

O bonsai é uma arvore adulta, como as que vemos nas ruas, a diferença é que ela é muito menor, e por isso precisa receber um cuidado especial, que inclui desde o local correto para o armazenamento da planta, até a maneira de fazer a poda e regar a arvorezinha.

Bonsai é uma árvore miniatura que necessita de muitos cuidados e atenção.

Como cuidar do bonsai

Para começar, a primeira coisa que deve ser observada ao adquirir um bonsai é pensar onde ele estará. A árvore em miniatura deve ficar próxima a uma janela, ou na varanda, para receber os primeiros raios de sol do dial, de maneira que esteja próxima a luminosidade, mas sem secar. Mantenha-as longe de eletrodomésticos, pois o calor destes aparelhos afeta a planta.

Não fique movendo a planta de lugar, e gire-a apenas a cada dois meses para que os brotos e as folhas se desenvolvam de maneira igual. O vento excessivo, ar-condicionado e chuva direta também podem atingir o bonsai.

Bonsai necessita de água, poda de folhas e raíz e luminosidade para se desenvolver.

O momento da poda é outro ponto que deve ser levado com cuidado, pois é muito importante para o crescimento e saúde do bonsai. A poda das folhas deve ser feita para que toda a planta receba a luz solar, portanto, retire os excesso de folhas dos galhos. A raiz também deve receber uma poda, pois assim quando ela chegar a idade adulta não crescerá demais. Para fazer esta poda, basta tirar a planta do vaso e cortar as raízes inferiores (nunca as da lateral), em seguida, coloque-a novamente no vaso e complete os espaços livres com terra. Até que os bonsais completem três anos, deve ser realizada uma poda todo ano, depois dessa fase a poda já pode passar a cada cinco anos.

Além da luminosidade e poda, a plantinha ainda precisa ser regada, mas para isso há um horário correto. O ideal é que o bonsai seja regado no início da manhã ou no fim da tarde, e o torrão deve se manter sempre úmido, mas nuca encharcado, pois assim as raízes podem apodrecer. Nunca deixe de regar o bonsai por mais de dois dias, caso contrário a planta pode morrer.

Top