Sabão em pó x sabão líquido: qual escolher?

Para lavar as roupas na mão ou usando a máquina não se pode dispensar o sabão que pode ser em pó ou líquido. Os…

Por Editorial MDT em 05/03/2013

Para lavar as roupas na mão ou usando a máquina não se pode dispensar o sabão que pode ser em pó ou líquido. Os dois são bons para ensaboar as peças, mas existem algumas diferenças entre o sabão em pó e o sabão líquido que você deve saber para fazer a escolha mais correta e ter roupas mais limpas e bem cuidadas.

Mesmo o sabão líquido precisa ser diluído antes da lavagem (Foto: divulgação)

Sabão em pó x sabão líquido: qual escolher?

Se você não sabe qual escolher o sabão em pó ou o sabão líquido, uma informação que pode ajudar a decidir é com relação aos usos de cada um. Sendo mais concentrado, o líquido pode ajudar a economizar dinheiro, uma vez que se usa menos, além disso, sua diluição é mais eficiente, o que evita que as roupas fiquem com manchas derivadas do enxague incorreto, o que pode ocorrer com mais facilidade com o sabão em pó.

O uso do sabão em pó pode facilitar que as roupas fiquem manchadas por ser mais demorado para dissolver (Foto: divulgação)

Apesar de ser mais fluído, o sabão líquido também pode causar manchas se a aplicação for feita em cima da peça de roupa sem que haja uma dissolução antes. A regra vale ainda mais para o sabão em pó que é sólido. Com relação ao uso em máquinas de lavar não há muita diferença entre as vantagens e desvantagens do uso de sabão em pó ou líquido. Nesses casos devem-se seguir as indicações da embalagem ou do próprio equipamento.

Para que as roupas fiquem bem lavadas e cheirosas, o amaciante também precisa ser usado (Foto: divulgação)

Como escolher entre o sabão em pó e o líquido

Independentemente de se comprar sabão em pó ou líquido, quando for lavar roupas mais delicadas à mão, o melhor é utilizar um sabão que seja neutro. Isso é indicado para evitar que a tinta saia mais rapidamente e a roupa fique desbotada. Nas roupas mais sujas, você pode fazer uma pré-lavagem, para isso basta colocar 500 ml de água em um recipiente, adicionar 50 gramas de sabão em pó ou 30 ml de sabão líquido, diluir e aplicar sobre as áreas que se quer limpar mais esfregando com uma escova. Por fim, assim que a lavagem terminar na máquina ou à mão lembre-se de que é preciso aplicar um amaciante, mesmo tendo usado o sabão líquido.

Mais dicas para lavar roupas com sabão líquido ou em pó: 

10 erros comuns na hora de lavar roupas

Sabão em pó e sabão líquido: diferenças

Top