Receita de nhoque de leite

Prato derivado da culinária italiana, o nhoque foi difundido pelo mundo e recebeu novos ingredientes, de acordo com influências regionais. Os pratos tradicionais eram…

Prato derivado da culinária italiana, o nhoque foi difundido pelo mundo e recebeu novos ingredientes, de acordo com influências regionais. Os pratos tradicionais eram feitos com semolina de trigo e depois com batatas, mas hoje há diversas opções, como a receita de nhoque de leite. A massa básica é cozida, antes de ser sovada e para acompanhar, a sugestão é de molho a bolonhesa:

A massa leva leite no lugar da batata (Foto: divulgação)

Receita de nhoque de leite

Ingredientes

1 colher (sopa) de margarina

3 copos (tipo requeijão) de leite

Sal ou caldo de carne ou galinha

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Molho a bolonhesa

4 colheres (sopa) de azeite

1 cebola média picadinha

4 dentes de alho picados

1/2 kg de carne moída

Manjerona, orégano, tomilho, sálvia ou outras ervas picadas

Pimenta vermelha picada a gosto

Sal a gosto

1/4 xícara (chá) de vinho tinto seco

2 latas de molho de tomate

Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)

A sugestão é de molho bolonhesa, mas você pode variar (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Para preparar o nhoque de leite com molho a bolonhesa, comece pelo molho: aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho. Junte a carne moída e refogue durante 10 minutos. Junte as ervas, a pimenta vermelha e o sal. Coloque o vinho e aguarde o álcool se evaporar. Acrescente o molho de tomate, tampe a panela e deixe cozer durante 30 minutos no fogo médio.

Nhoque de leite (Foto: divulgação)

Enquanto o molho cozinha, faça a massa de nhoque de leite: coloque a margarina, o leite, sal ou caldo de carne ou galinha em uma panela. Leve ao fogo médio e aguarde iniciar a fervura. Desligue o fogo, junte a farinha de trigo e misture bem. Passe a massa para a pia e sove a massa até que fique lisa. Aguarde esfriar, molde tirinhas e corte os nhoques. Aqueça uma panela com água e sal, e coloque nhoques quando a água ferver. Retire-os quando começarem a subir a superfície. Escorra e coloque em um refratário. Quando o molho ficar pronto, regue os nhoques, polvilhe o queijo ralado, se desejar, e sirva.

Veja também: Receita de nhoque de mandioca

Nhoque verde com salmão


Top