Como manter a saúde durante o Carnaval

Está chegando a festa mais agitada do ano em nosso país, o Carnaval. São quatro dias de pura diversão e a maioria das pessoas…

Por Editorial MDT em 10/01/2012

Para ter um carnaval mais feliz, cuide da saúde durante a festa.

Está chegando a festa mais agitada do ano em nosso país, o Carnaval. São quatro dias de pura diversão e a maioria das pessoas não consegue deixar esta data passar em branco, e nem poderiam. As festas ocorrem em diversos locais como nos clubes fechados, nas praias, no meio da rua, nos blocos ou trios elétricos. Para que o pique não acabe cedo demais, ou que vestígios da festa se transformem em problemas de saúde, veja algumas dicas de como passar o Carnaval de maneira saudável.

Cuide da alimentação

No meio da folia é difícil parar para pensar no que comer e muitas pessoas acabam optando pelo que estiver mais próximo e fácil. Porém, para evitar problemas como intoxicações alimentares, dores abdominais, vômitos, diarreia, dores de cabeça que podem acabar com a alegria, o ideal é buscar uma alimentação mais saudável.

Primeiramente evite alimentos gordurosos e apimentados. Prefira comidas leves como barras de cereal, saladas de fruta, sanduiches naturais ou as próprias frutas. Alimentos que possuem carboidratos e proteínas fornecem energia para pular a noite toda sem problemas.

Se possível, coma em casa. Nessa época as intoxicações alimentares aumentam significativamente, por isso tomar cuidado com a alimentação é muito importante.

Hidratar-se é importante

Devido ao agito da festa e o calor da época, perdemos muita água. Para evitar problemas como a desidratação, procure beber bastante água. Leve sempre uma garrafinha com você! Evite tomar bebidas de outras pessoas, pois nunca se sabe o que puseram dentro do copo, ou de onde aquele líquido veio.

Procure ingerir outros líquidos também, como sucos naturais e água de coco. Isotônico é uma ótima opção para repor a água e os sais minerais que se perdem na folia.

Procure ficar ao menos meia hora descansando após beber uma quantidade significativa de líquido, para evitar que ocorra ânsia e vômito. Mas, se não quiser parar de dançar, então beba quantidades pequenas constantemente.

Prefira locais arejados e fuja do sol no período entre 10 e 16 horas. Não se esqueça do protetor solar, dos óculos escuros e chapéus.

Coma alimentos leves e beba muita água.

Não perca a audição

Como sempre há muita gente se divertindo, o som da música precisa ser alto. Mas, é necessário tomar alguns cuidados com os ouvidos para não acabar com problemas desagradáveis como desconforto, zumbidos, chiados e até mesmo a  diminuição da audição.

Para se proteger, mantenha certa distância dos trios elétricos e use protetores de ouvido sempre que for possível.

Use roupas confortáveis

No meio da alegria não é necessário se preocupar tanto com a vestimenta. Procure usar roupas leves e confortáveis. Em relação aos sapatos, é interessante que sejam fechados, confortáveis e protetores. Como há muita gente nos locais, pode ocorrer de alguém pisar no seu pé e causar um grande estrago. Se isso ocorrer, procure um atendimento médico imediatamente.

Atenção redobrada com doenças

Embora seja uma época de alegria, é muito importante não se esquecer de tomar cuidado com regras básicas de saúde.

O beijo: O contato como o beijo é uma porta de entrada fácil para agentes infecciosos. Se você não se cuidar pode pegar doenças como herpes labial, mononucleose, gripes, caries, infecções de garganta entre outras.

Camisinha: Não se esqueça de usar preservativo. Essa é a melhor forma de evitar sérios problemas de saúde como o HIV, o herpes genital, sífilis, gonorreia entre outras.

O carnaval é uma época de alegria, folia, animação. Não deixe que esse momento se transforme em um pesadelo. Cuide da sua saúde mesmo durante festa.

 

Não se esqueça de usar preservativo.

 

Top