Como manter a saúde durante o Carnaval

PUBLICIDADE
Para ter um carnaval mais feliz, cuide da saúde durante a festa.

Está chegando a festa mais agitada do ano em nosso país, o Carnaval. São quatro dias de pura diversão e a maioria das pessoas não consegue deixar esta data passar em branco, e nem poderiam. As festas ocorrem em diversos locais como nos clubes fechados, nas praias, no meio da rua, nos blocos ou trios elétricos. Para que o pique não acabe cedo demais, ou que vestígios da festa se transformem em problemas de saúde, veja algumas dicas de como passar o Carnaval de maneira saudável.

Cuide da alimentação

No meio da folia é difícil parar para pensar no que comer e muitas pessoas acabam optando pelo que estiver mais próximo e fácil. Porém, para evitar problemas como intoxicações alimentares, dores abdominais, vômitos, diarreia, dores de cabeça que podem acabar com a alegria, o ideal é buscar uma alimentação mais saudável.

Primeiramente evite alimentos gordurosos e apimentados. Prefira comidas leves como barras de cereal, saladas de fruta, sanduiches naturais ou as próprias frutas. Alimentos que possuem carboidratos e proteínas fornecem energia para pular a noite toda sem problemas.

PUBLICIDADE

Se possível, coma em casa. Nessa época as intoxicações alimentares aumentam significativamente, por isso tomar cuidado com a alimentação é muito importante.

Hidratar-se é importante

Devido ao agito da festa e o calor da época, perdemos muita água. Para evitar problemas como a desidratação, procure beber bastante água. Leve sempre uma garrafinha com você! Evite tomar bebidas de outras pessoas, pois nunca se sabe o que puseram dentro do copo, ou de onde aquele líquido veio.

Procure ingerir outros líquidos também, como sucos naturais e água de coco. Isotônico é uma ótima opção para repor a água e os sais minerais que se perdem na folia.

Procure ficar ao menos meia hora descansando após beber uma quantidade significativa de líquido, para evitar que ocorra ânsia e vômito. Mas, se não quiser parar de dançar, então beba quantidades pequenas constantemente.

Prefira locais arejados e fuja do sol no período entre 10 e 16 horas. Não se esqueça do protetor solar, dos óculos escuros e chapéus.

Coma alimentos leves e beba muita água.

Não perca a audição

Como sempre há muita gente se divertindo, o som da música precisa ser alto. Mas, é necessário tomar alguns cuidados com os ouvidos para não acabar com problemas desagradáveis como desconforto, zumbidos, chiados e até mesmo a  diminuição da audição.

PUBLICIDADE

Para se proteger, mantenha certa distância dos trios elétricos e use protetores de ouvido sempre que for possível.

Use roupas confortáveis

No meio da alegria não é necessário se preocupar tanto com a vestimenta. Procure usar roupas leves e confortáveis. Em relação aos sapatos, é interessante que sejam fechados, confortáveis e protetores. Como há muita gente nos locais, pode ocorrer de alguém pisar no seu pé e causar um grande estrago. Se isso ocorrer, procure um atendimento médico imediatamente.

Atenção redobrada com doenças

Embora seja uma época de alegria, é muito importante não se esquecer de tomar cuidado com regras básicas de saúde.

O beijo: O contato como o beijo é uma porta de entrada fácil para agentes infecciosos. Se você não se cuidar pode pegar doenças como herpes labial, mononucleose, gripes, caries, infecções de garganta entre outras.

Camisinha: Não se esqueça de usar preservativo. Essa é a melhor forma de evitar sérios problemas de saúde como o HIV, o herpes genital, sífilis, gonorreia entre outras.

O carnaval é uma época de alegria, folia, animação. Não deixe que esse momento se transforme em um pesadelo. Cuide da sua saúde mesmo durante festa.

 

Não se esqueça de usar preservativo.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.