Quanto custa para fazer intercâmbio?

O intercâmbio é um tipo de viagem que garante uma experiência internacional incrível para quem realiza. Além de conhecer outro país, o indivíduo tem…

O intercâmbio é um tipo de viagem que garante uma experiência internacional incrível para quem realiza. Além de conhecer outro país, o indivíduo tem a oportunidade de entrar em contato com outra cultura e aprender outro idioma.

Os brasileiros estão demonstrando cada vez mais interesse em estudar idiomas no exterior. Em 2012, o intercâmbio estudantil aumentou cerca de 30%. Os destinos favoritos dos estudantes ainda são Canadá, Estados Unidos, Londres, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia.

Saiba mais: Melhores Destinos para Intercâmbio

Os programas de intercâmbio

Existem vários tipos de intercâmbio, que se distinguem de acordo com o objetivo da viagem: o intercambista pode estar interessado em fazer um curso no exterior para melhorar o seu currículo ou mesmo trabalhar, para adquirir experiência profissional e juntar um bom dinheiro. Recentemente um formato de intercâmbio que está fazendo sucesso é o voluntário, no qual o turista contribui com causas humanitárias e ambientais.

Quando se trata de intercâmbio, alguns programas se destacam e estão despertando o interesse dos brasileiros. Confira:

Trabalho e estudo: o intercambista viaja com uma vaga de emprego garantida no exterior. Além de trabalhar, ele também faz um curso de idioma.

High School: intercâmbio destinado aos adolescentes, no qual o jovem passa um tempo estudando em uma escola estrangeira e interagindo com uma cultura completamente diferente da sua.

Au Pair: esta modalidade de intercâmbio é interessante para as jovens que desejam ter uma vivência internacional e trabalhar no exterior. A tarefa consiste em cuidar das crianças de uma família estrangeira enquanto os pais estão fora. O programa é regulamentado nos Estados Unidos, na França, na Alemanha e na Holanda.

Trabalho voluntário na África do Sul: neste programa, o intercambista participa de projetos que abrangem a preservação da vida selvagem.

Continuar Lendo  Pontos Turísticos no RJ, Dicas de Viagem

Preços do intercâmbio

O custo do intercâmbio depende de diferentes fatores, como a agência, a idade, o destino desejado, o programa, a duração e a hospedagem. A empresa responsável vai somar os valores de cada item após o turista solicitar o orçamento.

Um programa de intercâmbio High School, por exemplo, é destinado aos jovens de 15 a 18 anos e tem duração de um semestre. O jovem que escolher esta modalidade vai gastar a partir de 10.000 reais, com escola e acomodação em casa de família.

O intercâmbio que visa o aprendizado de um novo idioma está disponível a partir de 3.000 reais, com direito a hospedagem e ao curso. Este valor pode aumentar de acordo com a duração da viagem e também com o destino.

Os estudantes que desejam fazer um curso de pós ou uma especialização no exterior terão que desembolsar uma quantia mais alta. O intercâmbio com duração de oito meses ou mais está disponível a partir de 45.000 reais.

O intercâmbio de trabalho, no qual o intercambista ocupa uma vaga de emprego, é bastante procurado pelos estudantes universitários de 18 a 25 anos. As atividades profissionais podem ser realizadas em um hotel, restaurante, parque temático ou até mesmo estação de esqui. Este tipo de programa tem um custo de a partir de 2.500 reais.

Para saber exatamente quanto custa o intercâmbio que você deseja fazer, use a calculadora de intercâmbio do site Uol. Os valores são baseados nos programas oferecidos pelas agências de intercâmbio STB e Experimento.

Veja também: Juntar dinheiro para intercâmbio: dicas

Top