Dicas para cuidar de orquídeas

As Orquídeas são sem sombra de dúvidas um objeto de desejo de muitas pessoas: além de possuírem uma beleza única e sem comparações, elas…

Saiba truques especiais para cuidar de suas Orquídeas

As Orquídeas são sem sombra de dúvidas um objeto de desejo de muitas pessoas: além de possuírem uma beleza única e sem comparações, elas dão um ar de requinte a qualquer ambiente, proporcionando muito charme e elegância onde quer que seja.

No entanto, assim como qualquer outro ser vivo, as plantas também demandam por cuidados especiais. Desta forma, para você que deseja usufruir de tamanha delicadeza e sofisticação de uma das flores mais procuradas em todo o mundo, vale a pena conferir nossas dicas para cuidar de Orquídeas:

Cuidados gerais

Para cuidarmos da melhor maneira de nossas Orquídeas, primeiramente precisamos criar um ambiente que mais se assemelhe ao natural. Para isso, devemos optar por vasos de barro ao invés dos de plástico, visto que eles fazem uma melhor distribuição da temperatura para as plantas.

Opte por vasos de barro ao invés dos de plástico

Tome atenção às demais condições, tais como luz, água, temperatura, adubação e troca de recursos, visando assim estabelecer as condições ideais para o florescer de sua plantinha.

Luz

A iluminação do ambiente também é um fator decisivo para uma boa manutenção e aparência de suas flores. Desta maneira, sabemos que a exposição direta á luz do sol é capaz de causar queimaduras nas folhas de sua Orquídea, de modo que devemos deixá-las sempre em locais com 50% a 70% de sombra.

Evite expor suas Orquídeas ao Sol

Alguns especialistas aconselham que as Orquídeas tomem o sol da manhã, que é mais fraco e assim fornecem as vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento. Outros ainda indicam que as plantas fiquem dispostas em ambientes envidraçados, em exposição à luz solar filtrada.  Para saber se as condições atendem às necessidades das flores, basta prestar atenção em seu aspecto: as folhas amareladas indicam excesso de iluminação, ao passo que quando estreitas e de cor verde escura, apontam sua deficiência.

Leia Também:  Cuidado de Orquídeas

Água

As Orquídeas são plantas que possuem raízes aéreas, de modo que suportam bem uma brisa suave. Por este motivo, evite deixá-las expostas aos ventos fortes e chuvas.

Evite expor suas Orquídeas às condições climáticas severas

Por serem oriundas de regiões úmidas, estas plantas necessitam ser regadas com frequência caso o ambiente seja muito seco. Uma boa dica é sempre borrifar algumas gotas de água na superfície da planta e deixar escorrer até o vaso.

Temperatura

A maioria das Orquídeas tolera uma temperatura entre 10 e 40 graus, sendo 25 °C a condição ideal. Algumas espécies são adaptadas às altitudes maiores enquanto outras, o contrário. Por este motivo é importante se informar sobre a espécie de planta adquirida, a fim de proporcionar as melhores condições de vida.

Leia também

As flores mais raras do mundo

Decoração da casa com Orquídeas

Tipos de Orquídeas

Top