Juntar dinheiro para intercâmbio: dicas

Cresce  o número de brasileiros que viajam para o exterior. Enquanto uns vão a passeio, outros saem em busca de novas oportunidades, como é…

Por Paulo Lima em 25/01/2012

Estudar fora do país é um sonho que custa caro para a maioria dos jovens brasileiros

Cresce  o número de brasileiros que viajam para o exterior. Enquanto uns vão a passeio, outros saem em busca de novas oportunidades, como é o caso dos jovens que fazem intercâmbio. Hoje, diante da enorme concorrência no mercado de trabalho, estudar fora do país pode ser a porta de entrada para uma carreira bem sucedida.

Entretanto, este é um sonho que custa caro, ainda mais se o candidato resolver viajar pondo sua conta em risco, ou seja, sem ter o apoio financeiro de órgãos públicos ou qualquer outra instituição. Para muitos, bancar o próprio intercâmbio é o único jeito de adquirir novas experiências e aprofundar seus conhecimentos na área em que se deseja atuar.

Portanto, se você almeja a possibilidade de estudar em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Inglaterra, Austrália, entre outros, comece a poupar dinheiro desde já. Abaixo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma boa reserva.

☰ CONTEÚDO

Faça um bom planejamento

Planejamento é fundamental para quem quer estudar no exterior

O estudante precisa fazer um bom planejamento dos gastos que terá lá fora. Tudo deve estar na ponta do lápis, tanto as despesas fixas como as excedentes. É importante levar em conta os possíveis imprevistos, que sempre acontecem em viagens para o exterior (a diferença de cultura e a dificuldade de comunicação deixam tudo ainda mais complicado). Sendo assim, o jovem tem de estar preparado para as situações mais inusitadas, do contrário, ele vai correr o risco de enfrentar algumas carências.

Comece a poupar

Depois de ter em mente quanto você deve gastar durante o intercâmbio, elabore uma estratégia para poupar dinheiro. Veja o que vai ser preciso cortar dos seus gastos para sobrar uma graninha no final do mês. Se não agir desta forma, você dificilmente guardará o montante que precisa, ou então, levará muito tempo para fazê-lo.

Lembre-se de que para economizar, é preciso abrir mão de algumas mordomias. Portanto, elimine as despesas desnecessárias do seu orçamento e passe a gastar seu dinheiro de forma mais consciente.

Pesquise antes de fechar o negócio

Pesquisa as melhores ofertas antes de fechar um negócio

Caso tente o intercâmbio junto a uma agência, procure conhecer os planos que cada empresa tem a oferecer. Por mais que isso possa tomar tempo, o resultado é surpreendente, já que com uma boa negociação é possível conquistar ótimos descontos. Estude também a possibilidade de viajar em grupo. Esta é uma alternativa interessante para quem quer economizar, já que a maioria das instituições disponibiliza pacotes especiais para viagens coletivas. Além de poupar dinheiro, você não vai se sentir tão sozinho e poderá aproveitar ainda mais sua experiência.

Aproveite as dicas e comece a poupar para estudar no exterior. Essa pode ser a oportunidade de sucesso no mercado de trabalho futuramente.

Top