Qual o melhor fone de ouvido para a audição?

Para os amantes de  músicas, o uso de um bom modelo de fone de ouvidos faz muita diferença na hora de escutar suas bandas…

Para os amantes de  músicas, o uso de um bom modelo de fone de ouvidos faz muita diferença na hora de escutar suas bandas preferidas. Escolher o fone ideal também ajuda a manter uma boa saúde auditiva. Conheça qual o melhor fone de ouvido para a audição.

O volume alto do som nos fones de ouvido pode prejudicar a audição. (Foto: divulgação)

Fone de ouvido pode prejudicar a audição

Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, a perda da audição em adolescentes cresceu 31% nos últimos 15 anos. Um a cada cinco americanos, entre 12 e 19 anos, sofre de problemas auditivos. De acordo com especialistas, a degeneração natural do ouvido está ocorrendo antes do tempo, devido ao estilo de vida e a exposição de maior intensidade aos barulhos.

A popularização dos fones contribui para o problema. Apesar de cada dia eles serem menores, a potência que sai desses pequenos aparelhos é muito grande, acima de 100 decibéis. Todos os barulhos acima de 85 decibéis oferecem risco para audição a partir de duas horas de exposição contínua.

Alguns sinais indicam que você está passando da medida. Um deles é quando a pessoa que está ao lado também ouve a música do fone, você não consegue ouvir os barulhos ambientes e fica repetindo que não ouviu. Esses sinais indicam que chegou a hora de procurar um especialista. Muitos casos são irreversíveis, porém é possível minimizar o problema com próteses auditivas. Além da perda auditiva, pode surgir também um zumbido.

Tome cuidado com o tempo de uso dos fones de ouvido. (Foto: divulgação)

Veja também fones de ouvido, como escolher

Qual o melhor fone de ouvido para a audição

Um dos principais mitos criados em relação ao fone de ouvido é que o modelo pequeno, colocado dentro da orelha (fone de inserção), é pior do que o externo (oclusão). Entretanto, os dois modelos podem ser prejudiciais.

Leia Também:  Danos causados pela escova progressiva

Os modelos menores podem agredir mais, já que estão em contato direto com o canal auditivo. Porém, tudo depende do tempo de exposição e a altura do som, que se forem negativos farão mal à saúde.

O uso do fone de ouvido felizmente não é somente prejudicial. Desde que usado na medida correta, ele pode proporcionar vários benefícios para a saúde. O fone é um grande aliado para ajudar a relaxar em momentos de estresse no trabalho e, aumentar o ânimo na hora de praticar exercícios físicos.

Cuidados com os fones de ouvido para manter a saúde auditiva

1. Regule o volume do fone em altura intermediária;

2. Mantenha-os guardados em embalagem para não acumular sujeira;

3. Respeite o tempo de repouso sonoro, preferencialmente duas horas por dia;

4. Feche as janelas para que o som do rádio não compita com o barulho de fora;

5. Alterne os lados de usar o fone de ouvido para não sobrecarregar somente um lado;

6. Não se esqueça de que diminuir o volume pode ser bom. Afinal, quando ouvimos uma música que gostamos, geralmente aumentamos o som.

O tipo de fone de ouvido deve ser escolhido corretamente. (Foto: divulgação)

Saiba mais em cuidados ao ouvir música com fones de ouvido

O uso do fone de ouvido constantemente em volumes altos pode comprometer a saúde auditiva dos indivíduos adeptos a esse acessório. Entretanto, é possível utilizar os fones de ouvido sem que eles prejudiquem a audição. Aposte nos cuidados citados acima e cuide bem da sua audição.

Top