Ouvir música com fones de ouvido: cuidados

Ouvir música com fones de ouvido: cuidados

Um levantamento americano, publicado na revista Injury Prevention (grupo British Medical Journals), apontou que o número de acidentes graves com pedestres que andam com…

Por Élida Santos em 26/11/2012

Um levantamento americano, publicado na revista Injury Prevention (grupo British Medical Journals), apontou que o número de acidentes graves com pedestres que andam com fones de ouvido, com o som nas alturas, triplicou em seis anos. Fazem parte de grupo, principalmente, adolescentes e jovens adultos.

Leia também: Fones de Ouvido Bluetooth Nokia

 

 

 

O fone de ouvido não pode tirar a sua atenção no trânsito (Foto: Divulgação)

Outra curiosidade apontada, segundo o estudo realizado entre janeiro de 2004 e junho de 2011, é que a maior parte dos acidentes acontece em zonas urbanas e somente um caso em cada dez acontece em área rural. A idade média das “vítimas dos fones de ouvido” é de 21 anos, sendo que 55% delas foram atingidas por trens, que possuem sinais sonoros de segurança que podem ser escutados de longe. Dois terços desse montante de acidentados (68%) são do sexo masculino e 67% tinham menos de 30 anos.

 

Cuidados com a audição de quem usa os fones de ouvido

Para que você não faça parte dessa estatística, listamos alguns cuidados ao utilizar fones de ouvido.

– Use o fone de ouvido em apenas uma das orelhas para conseguir escutar parte dos sons externos;

– Diminua o volume em locais que exige sua atenção;

– Com o fone de ouvidos redobre a atenção em cruzamentos;

– Se estiver guiando uma bicicleta ou moto evite fone de ouvido com o som muito alto.

Saiba mais sobre: Fones de Ouvido Estéreo Nokia WH-701 – Preço

 

Limpe sempre o fone de ouvido (Foto: Divulgação)

Problemas de saúde ocasionados pelos fones de ouvido

Os fones de ouvido causam problemas à saúde se alguns cuidados não forem mantidos. Muitas horas seguidas com o som nas alturas faz mal a audição. A 85 decibéis, o tempo de exposição máxima por dia é de oito horas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia. Se você gosta de som alto diminua a exposição. A 115 decibéis, por exemplo, o fone de ouvidos deve ficar nos ouvidos 15 minutos somente. Essa regra vale para quem escuta música sem o equipamento, por meio de caixa de som.

Além de prejudicar a audição se usado de modo errado, o fone de ouvido pode possibilitar a proliferação de bactérias por ter um contato direto com o canal auditivo. Nesse aspecto utilizar aqueles que são externos é uma vantagem. Para prevenir esse tipo de contaminação, limpe com gaze umedecida em álcool os fones de ouvido. Também mantenha as orelhas higienizadas.


Top