Qual a diferença entre Sisu e Prouni?

Justamente por terem como base para seleção o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as pessoas confundem dois projetos administrados pelo Ministério da Educação…

Justamente por terem como base para seleção o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as pessoas confundem dois projetos administrados pelo Ministério da Educação (MEC). O Programa Universidades para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior, em graduações e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, que ainda não tenham diploma de nível superior e que não estejam cursando nenhuma graduação.

Leia mais sobre: SISU, PROUNI E FIES: entenda as diferenças

O Sisu atende instituições públicas (Foto: Divulgação)

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa informatizado, também administrado pelo MEC, através do qual as instituições públicas de ensino superior participantes selecionam novos alunos para compor seus cursos exclusivamente por meio da nota obtida no Enem. A principal diferença entre Sisu e Prounié que o primeiro só inclui universidades públicas, enquanto o segundo é composto por instituições privadas.

Saiba mais sobre: Inscrições para o SISU 2012 começam em janeiro

Critérios para concorrer a bolsa do Prouni

Para concorrer as bolsas de estudos de 100% do Prouni os interessados terão que acessar o site www.siteprouni.mec.gov.br no período divulgado pelo MEC previamente e preencher a ficha de inscrição. O estudante deve ter participado da última prova do Enem aplicada, além de obter média mínima de acordo com a média nacional. Também é necessário ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer ao menos uma das condições abaixo:

– Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em privada com bolsa integral da instituição;

– Ser ex-aluno do ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em colégio privado com bolsa integral da instituição;

– Possuir alguma deficiência;

Leia Também:  Prêmio de engenharia da Petrobrás 2012: inscrições

– Lecionar na rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Saiba mais sobre: Programação Prouni 2012

Os estudantes podem ter mais informações na página do MEC (Foto: Divulgação)

Critérios do Sisu 2013

Para se inscrever no Sisu 2013 também era preciso ter feito a última edição do Enem e ter feito um cadastro por meio do site http://sisu.mec.gov.br no período indicado pelo MEC. Só podem participar do processo seletivo do Sistema Único os estudantes que tenham obtido nota acima de zero na redação. Consegue ingressar na universidade pública quem tiver melhor pontuação.

Top