24 de maio: dia do vestibulando

No dia 24 de maio comemora-se o Dia do Vestibulando. Esta data serve para refletir sobre o papel do jovem que se empenha nos…

Depois de concluir o Ensino Médio, o estudante precisa encarar o desafio do vestibular.

No dia 24 de maio comemora-se o Dia do Vestibulando. Esta data serve para refletir sobre o papel do jovem que se empenha nos estudos para conseguir ingressar numa boa universidade. Para conseguir realizar o sonho de se tornar aluno do curso que deseja, o vestibulando participa de processos seletivos e disputa a quantidade de vagas limitadas com outras pessoas.

Veja também: Descubra como planejar uma rotina de estudos

O desafio de ser um vestibulando

Primeiramente o jovem que está terminando o Ensino Médio precisa definir qual a profissão que deseja seguir. Esta escolha é bastante complicada, pois muitas vezes não há segurança com relação à carreira pretendida. A variedade de cursos disponíveis e o mercado de trabalho exigente também deixam em dúvida sobre qual profissão escolher.

Para ajudar os estudantes indecisos, as escolas e universidades promovem feiras de profissões e oferecem testes vocacionais. Estes recursos ajudam consideravelmente, mostrando a direção certa para o estudante indeciso quanto à área a seguir.

O vestibulando é normalmente o jovem que acabou de concluir o Ensino Médio e está encarando as provas de grandes instituições de ensino superior. Ele também pode ser o indivíduo que ficou um tempo afastado dos estudos, mas que ingressou em um cursinho para ter condições de passar no vestibular. Enfim, o vestibulando pode assumir várias faces dependendo das suas vivências e buscas.

A rotina de estudos chega a ser exaustiva.

Conseguir sucesso em um vestibular concorrido não é tarefa fácil, mas para conseguir superar as dificuldades, o estudante devora livros e tenta acumular o máximo de conhecimentos no seu repertório. O processo seletivo coloca em jogo a carreira do indivíduo, além de ter a função de avaliar o seu potencial, por isso o vestibulando pode acabar se sentido pressionado, apreensivo e estressado.

Continuar Lendo  Vestibular UNICID 2012: datas, inscrições

Saiba mais: Dicas de como estudar e passar no vestibular

O vestibular é considerado uma das etapas mais difíceis enfrentadas pelo estudante, afinal, ele precisa se superar. Ele terá que resolver questões objetivas e discursivas de várias disciplinas, que muitas vezes envolvem complexidade e exigem habilidades do vestibulando para acertar a respostas. A dificuldade enfrentada pelo jovem é ainda maior quando ele almeja ingressar numa universidade pública.

Quem busca aprovação em um curso concorrido, como é o caso da Medicina, encara uma rotina exaustiva de estudos. Entretanto, além de montar um cronograma rigoroso para estudar, é importante também reconhecer as necessidades de uma boa alimentação, da prática de exercícios físicos e de alguns momentos de lazer. O vestibulando só conseguirá se dar bem nos estudos se estiver saudável, motivado e feliz.

Quando o nome do vestibulando aparece na lista de classificados, todo esforço vale a pena.

Top