Fernando Henrique Cardoso é eleito para a Academia Brasileira de Letras

PUBLICIDADE

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu um título importante na última quinta-feira (27 de junho): agora ele faz parte da Academia Brasileira de Letras (ABL). O sociólogo, professor e que ainda acumula o título de ex-presidente vai ocupar a cadeira 36 da ABL. A sessão para a eleição do novo ocupante dessa cadeira vaga da Academia Brasileira de Letras iniciou-se a portas fechadas por volta das 16h05 de ontem. No total, eram 11 candidatos a ocupar o cargo.

Fernando Henrique Cardosos é o novo membro da Academia Brasileira de Letras (Foto: Divulgação)

Fernando Henrique Cardoso recebe a maior parte dos votos da ABL

Quase dez minutos depois do começo da votação, os 39 votos foram queimados, como manda a tradição da Academia Brasileira de Letras, simbolizando que o seu novo membro havia sido escolhido. Fernando Henrique recebeu 34 votos do total possível, sendo que quatro votos foram em branco e houve uma abstenção.

A escritora e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, se disse muito feliz com o resultado, pois o ex-presidente pode contribuir muito com a ABL. “Continuar sendo o intelectual que ele é. Produzindo os seus livros, fazendo suas palestras. Há de fazer muitas intervenções aqui no plenário. Estará à disposição da casa e quando eu digo ‘a casa’, não à disposição dos acadêmicos, mas do espírito da casa de Machado de Assis”, explicou a escritora.

PUBLICIDADE
O ex-presidente recebeu 34 votos dos 39 possíveis (Foto: Divulgação)

Fernando Henrique Cardoso faz parte do The Elders

Fernando Henrique Cardoso esteve a frente do Brasil de 1995 a 2002. Antes de chegar à presidência da República, foi senador pelo estado de São Paulo, ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda. Faz parte do grupo The Elders, que foi criado por Nelson Mandela, e formado por dez líderes mundiaiss para defender a paz e os direitos humanos.

O ex-presidente do Brasil é autor ou co-autor de 23 livros e já publicou mais de 100 artigos acadêmicos. Aos 82 anos de idade, Fernando Henrique Cardoso vai ocupar a cadeira que era do jornalista e escritor João de Scantimburgo, que está vaga desde março deste ano.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.