Inscrições para o Sisu 2012 começam em janeiro

No primeiro semestre deste ano, 83 instituições que aderiram ao Sisu(Sistema de Seleção Unificada)  abriram 83,1 mil vagas para estudantes que fizeram o Exame…

Por Élida Santos em 26/10/2011

No primeiro semestre deste ano, 83 instituições que aderiram ao Sisu(Sistema de Seleção Unificada)  abriram 83,1 mil vagas para estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. As vagas foram ofertadas por 39 universidades federais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cinco universidades estaduais e pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, também federal.

Para 2011 o Sisu pretende abrir inscrições para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio no último fim de semana (22 e 23 de outubro). Nos anos anteriores o processo de seleção aconteceu na primeira quinzena de janeiro, antecedendo o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Já o Prouni é o processo de seleção realizado pelas instituições privadas.

Aprenda a participar do Sisu

Para se inscrever no programa basta acessar o portal eletrônico http://sisu.mec.gov.br no período determinado pelo Ministério da Educação. Ao efetuar o cadastro, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas destinadas as cotas raciais e aos deficientes.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Top