Média do Enem para ser aprovado no Prouni

Para concorrer a uma bolsa no Programa Universidade Para Todos (Prouni), o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na…

Para concorrer a uma bolsa no Programa Universidade Para Todos (Prouni), o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni. A inscrição é feita com a nota média obtida nesse exame, estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação). Os inscritos, também precisam ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e se enquadrar uma das condições abaixo:

Média do Enem para ser aprovado no Prouni

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Possuir algum tipo de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Se você se enquadra dentro dos pré requisitos descritos abaixo, já pode começar a pensar em se inscrever no Enem e então posteriormente no Prouni, isso porque assim você tem a possibilidade de garantir a sua bolsa o quanto antes, entrar em uma instituição privada e estudar até concluir o curso superior.

Nota necessária para conseguir uma bolsa do Prouni

A dúvida que não quer calar é qual a nota necessária par conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Isso varia muito, pois a relação de inscritos por curso e da médias obtida por essas pessoas, interfere diretamente nisso. Você precisa ir bem na prova para aumentar suas chances de conseguir uma vaga e até mesmo uma bolsa de estudo integral.

O exigido pelas regras do Enem para inscrição do Prouni é ter uma média aritmética compatível com a nota obtida na média pela maior parte dos inscritos. Em 2012 a média foi 450 e a pessoa precisava ter uma nota igual ou maior que essa para participar da seleção do Prouni. Ou seja, sua nota do ENEM é um fator decisório para ingressar na faculdade e conseguir o benefício do governo federal.

Cursos mais concorridos exigem média maior do Enem para conseguir bolsa

Obviamente que tendo uma nota na média não garante bolsa do Enem. Quem se destaca vai conseguir ter chances maiores de ficar entre os selecionados. A redação é um ponto importante, com peso grande na definição da nota. Um dos maiores erros é não prestar atenção na redação. Tirar um zero na redação ou não atingir uma nota mínima pode fazer com que o candidato perca o direito à bolsa.

Para se ter uma ideia, é preciso fazer 800 pontos na redação para poder passar em qualquer curso do ENEM. A nota mínima varia e pode ser bem menor para cursos menos concorridos. Porém os candidatos não devem se basear na nota de corte do ano anterior. Se você estiver em dúvidas do que quer fazer, uma pontuação maior garante mais vagas em mais cursos.

Quando é feita a inscrição no Prouni o candidato consegue acompanhar a média aritmética dos demais candidatos nas provas e nota e saber se tem chances reais de conseguir a bolsa e em quais cursos ficaria melhor colocado de acordo com a modalidade e concorrência do curso. Afinal em alguns há muitos alunos tentando a mesma vaga.

As notas de corte para receber a bolsa pelo PROUNI variam de acordo com o curso e ano em que a prova é feita, e o candidato precisa estudar ao máximo para conseguir a maior nota possível. Não esqueça de se inscrever antes da data limite do ENEM para poder concorrer à bolsa, Algumas instituições possuem outros programas para aliviar o pagamento e diminuir a mensalidade. Consulte sempre a secretaria de seu curso para obter mais informações dos programa fornecidos.


Top