Quais doenças dão direito à aposentadoria

Editorial MDT 15/05/2013 Notícias

Existem diversas doenças que dão direito ao cidadão de se aposentar. Quando uma pessoa adquire uma patologia que a impede de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos, ela possui o direito de um benefício devido ao problema de saúde. É importante saber quando pedir a aposentadoria por doença, por isso conheça quais as doenças que dão direito à aposentadoria.

A aposentadoria por invalidez é concedida ao individuo incapaz de realizar suas atividades. (Foto: divulgação)

Auxílio-doença

O auxílio-doença é um beneficio oferecido ao segurado quando este se torna incapacitado de trabalhar por um período superior a 15 dias, devido a uma doença ou a um acidente. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias devem ser pagos pelo empregador, e, a partir do 16º dia, pela Previdência Social. É importante ressaltar que essa norma não é estendida para empregado domésticos.

Para os outros segurados, a Previdência paga o auxílio desde o começo da incapacidade e enquanto o problema de saúde durar. Em todos os casos, é preciso fazer o requerimento do benefício. Para receber o auxílio-doença é preciso comprovar a incapacidade através de exames realizados pela pericia médica.

O direito ao benefício é concedido para os trabalhadores que contribuíram com a Previdência por pelo menos 12 meses. Esse prazo é exigido para qualquer acidente ou doença profissional ou do trabalho.

Para saber mais informações sobre aposentadoria pode doença procure a Previdência Social. (Foto: divulgação)

Veja também aposentadoria por tempo de serviço

Doenças que dão direito ao auxílio-doença

O direito do benefício sem precisar cumprir prazo mínimo de contribuição será concedido ao incapacitado acometido por doenças, como:

  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Cegueira;
  • Neoplasia maligna;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Nefropatia grave;
  • AIDS;
  • Doença de Paget;
  • Contaminação por radiação;
  • Hepatopatia grave.

Quem não tem direito ao auxílio-doença

Não tem direito ao auxílio-doença o indivíduo que possui a doença antes de se ligar a Previdência. Porém, se o problema de saúde for agravado enquanto o segurado estiver contribuindo, poderá ter direito ao benefício.

O trabalhador que recebe esse benefício deve fazer um exame médico periódico e quando constatado que não poderá retomar suas atividades, deverá passar pelo programa de reabilitação profissional para exercer outra atividade, sob pena de ter o benefício suspenso.

O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera sua capacidade e pode retornar ao trabalho, ou quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez.

Somente doenças incapacitantes dão direito a aposentadoria. (Foto: divulgação)

Veja também aposentadoria por idade, INSS 

A aposentadoria por doença é concedida ao individuo incapaz de exercer suas atividades profissionais. Esse benefício pode ser concedido nos casos de várias doenças, desde que a perícia comprove a total incapacidade do beneficiário. Para saber mais informações acesse o site da Previdência Social  e tire suas dúvidas.

Outros artigos

Concurso Prefeitura São Gonçalo 2010

07/06/2010

Concurso Prefeitura São Gonçalo 2010

Foi aberto concurso através da Prefeitura de São Gonçalo, que fica na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde são oferecidas 377 vagas de emprego para a Sec...

Fotos do Citroën DS3 Inside

06/02/2009

Fotos do Citroën DS3 Inside

Foram divulgadas as fotos do Citroën DS3 Inside pela montadora. O modelo é um compacto de linhas futuristas que mostra os elementos que estarão nos outros compact...

A iluminação ideal para a cozinha

03/11/2011

A iluminação ideal para a cozinha

A cozinha é a área gastronômica da casa, onde os alimentos são preparados e, algumas vezes, local em que a família se reúne à espera das refeições. Por essa razã...