Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços> Aposentadoria Por Idade INSS

Aposentadoria Por Idade INSS

Por Isah

A aposentadoria por idade INSS é um benefício da Previdência Social, onde se avalia a faixa etária do contribuinte para que o seu pedido ao INSS possa ser processado. Com a concessão da aposentadoria, o trabalhador se afasta da sua função e passa a receber um salário, correspondente ao valor de sua contribuição, todo mês.

Aposentadoria Por Idade INSS (Foto: Divulgação)

Aposentadoria Por Idade INSS

A idade para se aposentar varia de acordo com o sexo, enquanto o homem pode entrar com o pedido aos 65 anos, a mulher deve constar 60 anos para conseguir ter direito ao benefício. Existem outros meio para se conseguir aposentadoria, como por invalidez e tempo de contribuição. A aposentadoria por idade INSS agora tem a nova regra 85/95 que passa a vigorar para aposentadorias a partir de 2016.

Nova regra 85/95 deverá ser usada nas próximas aposentadorias (Foto: Divulgação)

Aposentadoria INSS por tempo de contribuição

Para dar entrada no pedido de aposentadoria INSS por tempo de contribuição é preciso ficar por dentro das novas regras que foram estabelecidas pela Medida Provisória nº 676, publicada no Diário Oficial da União. A partir de agora o cálculo deverá ser feito através da soma da idade e do tempo de contribuição do segurado. Esse cálculo faz parte da Regra 85/95 Progressiva. Para os homens a soma deve alcançar os 95 anos e para as mulheres 85 anos para receber a aposentadoria integral, sem precisar usar o fator previdenciário.

O número de aposentados cresce a cada ano no Brasil (Foto: Divulgação)

O que a regra da progressividade faz?

A progressividade faz o ajuste dos pontos para que as aposentadorias sejam concedidas de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros. Como o numero de idosos tem aumentado a cada ano foi preciso fazer uma regra para que as aposentadorias pudessem continuar sendo concedidas tanto para os aposentados recentes, como para os filhos, netos e bisnetos dessa nova geração. A partir do ano de 2012 o numero aumenta, pois para poder se aposentar sem empregar o fator previdenciário será necessário a soma de 90 pontos para as mulheres e de 100 pontos para os homens.

Aposentadoria INSS é um direito de todo cidadão segurado (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por Idade INSS: Benefício Previdenciário

Devido à modernização do sistema Dataprev, está mais fácil entrar com o pedido de aposentadoria. O sistema da Previdência efetua o cadastramento dos dados de forma ágil e em questão de dias você será um novo aposentado brasileiro. Para mais informações, ligue para o telefone 135. É importante lembrar que para não usar o fator previdenciário e receber o beneficio integral é preciso alcançar a soma dos pontos da idade e do tempo de contribuição que é diferente para homens e mulheres.

 

Recomendado para você
Serviços

Centrífuga de Roupas Arno Preços

Serviços

Caixa Internet Banking Consultas, Extratos

Serviços

CNH Social 2018: Inscrições e Cadastro

Serviços

Mercado Car Auto Peças, Ofertas, Lojas

Comentários
  1. SANDRA SOTERO disse:

    MINHA MÃE NÃO É CONTRIBUINTE DO INSS MAIS ELA JÁ FEZ 62 ANOS E TEM OSTEOPOROSE E OSTEOPENIA NOS OSSOS E FIQUEI SABENDO QUE O INSS ESTÁ DANDO UM AUXILIO DOENÇA PARA AS PESSOAS QUE TEM ESSE TIPO DE INFERMIDADE.GOSTARIA DE SABER O QUE É PRECISO PARA SER FEIT O ESSE AUXILIO.
    DESDE JÁ QUERO AGRADECER PELA SUA COMPREENÇÃO.
    QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS.

  2. baltazar ribeiro dos santos disse:

    fiquei sabendo que deficiente fisco que nececita
    de alguem para ajudar tem direito em um beneficio
    extra para pagar alguem para ajudar
    isto e verdade

  3. ademar bertucci disse:

    Estou aposentado há 11 anos pelo serviço público com tempo de serviço somando contribuições de empresas privadas e de governo. Trabalhei como professor noturno de escola privada durante mais de 20 anos.
    Essa contribuição não foi computada para efeito da aposentadoria por tempo de trabalho.
    Soube ter direito a uma 2a. aposentadoria, agora por idade (mais de 65 anos) desde que tenha 180 contribuições não computadas na 1a. assessoria.
    Como continuo trabalhando e contribuindo, tenho 11 anos e mais os 20 anos de contribuição da escola noturna privada. Que somam mais de 180 contribuções.
    Pergunto: há algums restrição quanto à contribuição da escola noturna privada por se tratar de contribuição simultânea?
    Sendo dois regimes distintos, o do INSS e o do serviço público, não deveria ter essa restrição (contribuições simultâneas)?
    Aguardo….
    Ademar

  4. Rose Mary Leiria de Jesus disse:

    Boa Tarde!

    Meu Pai é falecido desde 97 eu e minha irmã recebiamos pensão, e agora fizemos maior idade e cortaram ,mas minhã mãe é doente não pode trabalhar ela morou com ele a mais de 19 anos ela poderia continuar a receber a aponsetadoria dele ?

  5. Inez disse:

    Gostaria de saber se quando o esposo recebe um beneficio do INSS (aposentado) salário mínimo, se a esposa sendo moradora da zona rural a ano, hoje reside na cidade que foi submetida a uma sirugia no seio(cancer)
    hoje com 60 anos, ela tem direito a um beneficio?
    Qual ?

  6. Maria dos Rmedios de Moura disse:

    Preciso saber o motivo pelo qual a minha mãe Maria de Loudes da Silva residente em Oeiras piaui não conseguiu ainda se aposentar já que a mesma já tem a idade correta , sempre foi da roça , no entanto o pedido do beneficio foi negado ,a mesma precisa muito desse beneficio pois precisa para poder se manter dignamente bem , comprando seu remedios , pois ela não tem outra fonte se não for a familia ajudando a se manter esde ja muito obrigada. gostaria de ter uma resposta aguardo a ate~çao de vocês

  7. eleonora ramos murici disse:

    minha mãe e aposentada por idade gostaria muito de saber se ela tem direito a esta revisão que estão anumciando na televisão ela se aposentou em 1995 ela ja teve uma revisão e gostaria de saber se ela tem direito a esta que eles estão anumciando na televisãõ por favor me mande resposta pelo meu email vou aguarda desde ja meu muito obrigado

  8. valeria disse:

    Gostaria de saber como faz o calculo da aposentadoria,pois minha mae tem 27 anos de contribuicao e tem 60 anos. E pagou durante 7 meses de inss depois de 2 anos que saiu da firma no valor de 128,00. qual o valor da aposentadoria dela?

  9. ceio disse:

    gostaria de saber se minha tia tem direito para a aposentadoria. ela tem 66 anos e já se pasarão muitos tempo ela contribui a muito tempo, mas agorá não sabemos como podermos proceder para entra com ela para se aposenta ela contribui 6 anos peso. ajuda de vocês.

  10. MTJac disse:

    Olá Ceio, vamos inserir esta informação em breve.

    Att,

  11. carlos disse:

    completei 53 anso de idade e ja tenho 32 anos de serviços. Ja posso pedir minha aposentadoria?

  12. thais disse:

    ola, pessoal tenho 18 anos adorei o site de aposentadoria por idade inss

  13. FRANCILENEPORFIRIO disse:

    eu ja paguei 8anos de inss estou com 55anos gostaria de saber quanto tempo ainda falta pagar para mim aposentar pago em carnê quero saber como faço obrigada.

  14. FRANCILENEPORFIRIO disse:

    aguardo resposta de vcs mim explique que devo fazer,

  15. Karla disse:

    Francileneporfirio dentro de 5 dias estaremos com uma nova matéria onde irá esclarecer suas duvidas, fique atento em acompanhar diariamente o Mundo das Tribos ou então para que você possa receber direto em seu e-mail, não somente essa mas outras matérias, assine nosso portal acessando aqui http://www.mundodastribos.com no lado direito no campo Cadastre seu email, é gratuito e você receberá tudo no conforto do seu e-mail. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *