Isabella Moretti 08/10/2015 Serviços

A aposentadoria por idade INSS é um benefício da Previdência Social, onde se avalia a faixa etária do contribuinte para que o seu pedido ao INSS possa ser processado. Com a concessão da aposentadoria, o trabalhador se afasta da sua função e passa a receber um salário, correspondente ao valor de sua contribuição, todo mês.

Aposentadoria Por Idade INSS (Foto: Divulgação)

Aposentadoria Por Idade INSS

A idade para se aposentar varia de acordo com o sexo, enquanto o homem pode entrar com o pedido aos 65 anos, a mulher deve constar 60 anos para conseguir ter direito ao benefício. Existem outros meio para se conseguir aposentadoria, como por invalidez e tempo de contribuição. A aposentadoria por idade INSS agora tem a nova regra 85/95 que passa a vigorar para aposentadorias a partir de 2016.

Nova regra 85/95 deverá ser usada nas próximas aposentadorias (Foto: Divulgação)

Aposentadoria INSS por tempo de contribuição

Para dar entrada no pedido de aposentadoria INSS por tempo de contribuição é preciso ficar por dentro das novas regras que foram estabelecidas pela Medida Provisória nº 676, publicada no Diário Oficial da União. A partir de agora o cálculo deverá ser feito através da soma da idade e do tempo de contribuição do segurado. Esse cálculo faz parte da Regra 85/95 Progressiva. Para os homens a soma deve alcançar os 95 anos e para as mulheres 85 anos para receber a aposentadoria integral, sem precisar usar o fator previdenciário.

O número de aposentados cresce a cada ano no Brasil (Foto: Divulgação)

O que a regra da progressividade faz?

A progressividade faz o ajuste dos pontos para que as aposentadorias sejam concedidas de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros. Como o numero de idosos tem aumentado a cada ano foi preciso fazer uma regra para que as aposentadorias pudessem continuar sendo concedidas tanto para os aposentados recentes, como para os filhos, netos e bisnetos dessa nova geração. A partir do ano de 2012 o numero aumenta, pois para poder se aposentar sem empregar o fator previdenciário será necessário a soma de 90 pontos para as mulheres e de 100 pontos para os homens.

Aposentadoria INSS é um direito de todo cidadão segurado (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por Idade INSS: Benefício Previdenciário

Devido à modernização do sistema Dataprev, está mais fácil entrar com o pedido de aposentadoria. O sistema da Previdência efetua o cadastramento dos dados de forma ágil e em questão de dias você será um novo aposentado brasileiro. Para mais informações, ligue para o telefone 135. É importante lembrar que para não usar o fator previdenciário e receber o beneficio integral é preciso alcançar a soma dos pontos da idade e do tempo de contribuição que é diferente para homens e mulheres.

 

Outros artigos

Chiclete: Pode ser engolido?

14/06/2009

Chiclete: Pode ser engolido?

Qual foi a criança que nunca ouviu a mãe ou outra pessoa dizer: não engula o chiclete, ele vai ficar preso na sua barriga? Muitas crianças foram privadas de se d...

Ômega -3 – Encontrado em Peixes

04/09/2008

Ômega -3 – Encontrado em Peixes

As espécies de peixes de água fria, como truta, sardinha e salmão, são fontes riquíssimas em ômega3 (ácido graxo que ajuda a proteger as artérias, combater o mau...

Itaucard Telefones de Atendimento

17/09/2010

Itaucard Telefones de Atendimento

Para os interessados em realizar as suas aquisições de serviços do Itaú, então poderão entrar em contato com a central de atendimento em que vai lhe oferecer tod...