sexta-feira, 9 de dezembro de 2022 - 09/12/2022 00:31:30
MundodasTribos

A aposentadoria pode ser requerida por diversos motivos, incluindo o tempo de serviço. Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social identificar as características de cada trabalhador e realizar os cálculos com base na contribuição ao longo dos anos. Outras formas de se aposentar é por invalidez ou por idade. Saiba todas as informaçõe necessárias sobre Aposentadoria por tempo de serviço.

Leia mais dados referente a Previdência Social: Previdência social – o que é

 

A aposentadoria por tempo de serviço tem algumas regras (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Aposentadoria por tempo de serviço

Como funciona a aposentadoria por tempo de serviço?

A aposentadoria por tempo de serviço pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador (homem) precisa comprovar pelo menos 35 anos de contribuição para o INSS e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o cidadão tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima.

No caso de professores o prazo muda um pouco. Para professores (homem) o tempo de contribuição mínima para fazer o requerimento é de 30 anos, já as mulheres o tempo mínimo é de 25 anos de contribuição.

Aposentadoria proporcional

Os homens podem solicitar a aposentadoria proporcional com 53 anos (completos) e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição. Já as mulheres têm direito ao benefício proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

Como essa regra de aposentadoria foi extinta só poderá solicitar a aposentadoria quem já contribuiu para o INSS até 15/12/1998.

Saiba mais sobre: Nova aposentadoria de servidor público

Acesse o site da Previdência Social e confira as regras para se aposentar (Foto:Divulgação)

Aposentadoria integral ou proporcional: regras comuns

Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é preciso cumprir o período de carência. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais (15 anos). Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.

Confira também: Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

Para obter mais informações referentes ao assunto é necessário acessar o site http://www.previdencia.gov.br. Para dar entrada no benefício é preciso procurar uma agência do INSS.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Nova Série da Globo Loucos por Elas

Nova Série da Globo Loucos por Elas

Curso de Recrutamento e Seleção a Distância EAD

Curso de Recrutamento e Seleção a Distância EAD

Rais Negativa 2011 Prazo

Rais Negativa 2011 Prazo

Faculdade de Estética em Araraquara

Faculdade de Estética em Araraquara

Esmaltes craquelados preço

Esmaltes craquelados preço

Vagas de Emprego Portal Privalia  2010

Vagas de Emprego Portal Privalia 2010