Tiradentes biografia resumida

Tiradentes biografia resumida

Tiradentes biografia resumida é o assunto da matéria a seguir, na qual você terá acesso a muitas informações a respeito de uma das figuras…

Por Andre em 06/04/2015

Tiradentes biografia resumida é o assunto da matéria a seguir, na qual você terá acesso a muitas informações a respeito de uma das figuras mais importantes da história do Brasil.

Tiradentes biografia resumida (Foto Ilustrativa)

Líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil, Tiradentes teve papel fundamental na propagação das ideias revolucionárias junto à população, na tentativa de conseguir novos adeptos para a causa.

O seu ativismo político inspirou muitas pessoas, mas acabou também sendo a causa da sua morte. Conheça um pouco mais a respeito da vida de Tiradentes.

Dia de Tiradentes – 21 de abril, feriado

Tiradentes biografia resumida

Tiradentes foi o líder da Inconfidência Mineira (Foto Ilustrativa)

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no ano de 1746, na Fazenda do Pombal, localizada entre a Vila de São José (atual cidade de Tiradentes) e a cidade de São João Del Rey, no interior de Minas Gerais.

Criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), ele exerceu diversos trabalhos, entre os quais de minerador, mascate e tropeiro, além de ter se dedicado às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, trabalho que lhe valeu o apelido de Tiradentes. Ele também foi Alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.

Juntamente com diversos integrantes da aristocracia mineira, Tiradentes passou a integrar o movimento dos inconfidentes mineiros, que tinha o objetivo de conquistar a Independência do Brasil, libertando o país dos abusos promovidos pela coroa portuguesa, especialmente em relação à Derrama (cobrança forçada de impostos).

Ele tinha grande facilidade para se comunicar, se organizar e liderar, características que contribuíram para que ele assumisse a liderança da Inconfidência Mineira. No entanto, antes que a conspiração se transformasse em revolução, acabou sendo delatada aos portugueses por Joaquim Silvério dos Reis, coronel convidado por Tiradentes a integrar o movimento.

Como Tiradentes morreu

Ele morreu enforcado, no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro (Foto Ilustrativa)

Após a denúncia, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais, resultando na prisão de dezenas de pessoas. Iniciou-se então a investigação e o processo dos acusados, sendo que as penas foram divulgadas em 1792.

Vários dos inconfidentes foram condenados à morte, mas como a maioria era de famílias ricas e influentes, acabaram tendo as penas abrandadas, transformadas em degredo ou açoite em praça pública.

Atividades infantis para o Dia de Tiradentes

Com poucas influências econômicas e políticas, Tiradentes foi o único que teve a pena de morte mantida. No dia 21 de abril de 1792, aconteceu a morte de Tiradentes (ele foi enforcado no Rio de Janeiro, tendo, posteriormente, o corpo esquartejado). Seus membros foram espalhados em postes no caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, enquanto a cabeça ficou exposta na cidade de Vila Rica.

Vale ressaltar que Tiradentes foi o único a assumir a participação no movimento, sem denunciar os companheiros.

A importância de Tiradentes na história do Brasil

Estátua do Tiradentes enforcado, em Belo Horizonte (Foto Ilustrativa)

A atuação dele como ativista político, conforme comentamos na biografia de Tiradentes, foi fundamental para outros movimentos de independência que surgiram no Brasil em anos posteriores.

Inspirados neles, vários outros cidadãos, de diferentes partes do país, se revoltaram contra a exploração exercida por Portugal, na tentativa de criar um governo republicano independente.

A importância de Tiradentes para a história do Brasil também pode ser demonstrada com os títulos dados a ele. Além de homenagens prestadas em várias cidades, ele é considerado Herói Nacional, com o seu nome constando no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade.

O feriado de Tiradentes

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (Foto Ilustrativa)

Patrono Cívico do Brasil e das Polícias Militares, ele também teve a data da sua morte, 21 de abril, transformada em feriado nacional. O Feriado de Tiradentes é celebrado anualmente, em todo o país.

Filmes e livros que contam a história de Tiradentes

José Wilker foi um dos atores que interpretou Tiradentes no cinema (Foto Ilustrativa)

Há vários filmes e livros que contam a história de Tiradentes. Para saber um pouco mais sobre o Herói Nacional, não deixe de assistir a filmes como:

  • Inconfidência Mineira (1948)
  • Tiradentes, o Mártir da Independência (1972)
  • Os Inconfidentes (1972)
  • Tiradentes (1999)

Já com relação aos livros sobre Tiradentes, vale mencionar as obras:

  • Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles)
  • O Processo de Tiradentes (Ricardo Tosto e Paulo Guilherme M. Lopes)
  • 1789 – A História de Tiradentes e dos Contrabandistas, assassinos e poetas que sonharam a independência do Brasil (Pedro Doria)
  • Tiradentes (Lucas Figueiredo)

Conclusão

A pintura representa o momento em que Tiradentes é preso, no Rio de Janeiro, após ser denunciado por Joaquim Silvério dos Reis (Foto Ilustrativa)

Em um período no qual o Brasil era dependente de Portugal e o povo sofria com a exploração da Coroa Portuguesa, surgiu um homem com ideias revolucionárias e que pretendia transformar o país em uma pátria livre.

Melhores atrações históricas em Minas Gerais

Por tudo o que fez e pelo que passou, Tiradentes pode ser considerado um grande herói nacional e fonte de inspiração para todos que lutam contra a exploração, em suas diferentes formas.

Top