Problemas provocados por maquiagem vencida: quais são

Você se lembra de olhar a data de validade dos cosméticos que usa? Saiba que usar maquiagem vencida pode levar ao desenvolvimento de diversos…

Você se lembra de olhar a data de validade dos cosméticos que usa? Saiba que usar maquiagem vencida pode levar ao desenvolvimento de diversos problemas de pele. Os conservantes usados na fabricação do produto perdem o seu efeito depois que o prazo de validade expira. Desta forma, os cosméticos ficam mais suscetíveis a serem contaminados por fungos e bactérias e causar danos a sua pele. Além disso, os princípios ativos do produto ficam oxidados, o que pode resultar em irritações na pele e olhos.

Verifique sempre se sua maquiagem está no prazo de validade (Foto: divulgação)

Problemas provocados por maquiagem vencida: quais são

Há diversos problemas que podem ser causados por maquiagem vencida como coceiras na face, por exemplo. Além disso, bolhas também podem aparecer na pele e quem usa batom vencido corre o risco de desenvolver feridinhas nos lábios derivadas do herpes, e em casos menos graves ter ressecamento nos lábios. Os batons duram cerca de dois anos, e assim como outros produtos, é preciso guardá-los em um lugar limpo e longe da umidade.

Evite alergias pelo uso de produtos vencidos (Foto: divulgação)

Riscos de usar maquiagem vencida

Entre os riscos de usar maquiagem vencida se destacam os problemas na região dos olhos. Produtos como máscara, delineadores, sombras e lápis se estiverem vencidos podem aumentar as chances de aparecerem conjuntivites, irritações como alergias e até problemas mais graves. Para evitar isso, é preciso também usar cosméticos de qualidade, aplicar cuidadosamente e remover com um material delicado como o algodão, além de usar um produto próprio para a região dos olhos.

Lave seus pincéis sempre e guarde em um local seco e limpo (Foto: divulgação)

Os problemas provocados por maquiagem vencida podem ser evitados se você se atentar para a validade dos cosméticos e não ter dó de jogá-los fora quando a data expirar. Máscaras e rímel, por exemplo, duram entre 4 e seis meses e quando parecer que estão com cor diferente ou ressecados é sinal de que já não estão funcionando mais. Os pincéis usados para a sombra e o rosto também devem ser limpos com frequência. O ideal é que você lave-os com sabão neutro e água morna a cada sete ou quinze dias, de acordo com a utilização, e deixe secar bem antes de usar.

Leia Também:  Dicas para deixar o estresse de lado

Leia também: Usar maquiagem vencida: perigos

Prazo de validade de cosméticos: cuidados

Top