Prazo de validade de cosméticos: cuidados

Da mesma forma que nos atentamos a olhar o prazo de validade nos alimentos, temos que nos atentar e verificar periodicamente o prazo de…

Verifique sempre a data de validade (Foto: Divulgação)

Da mesma forma que nos atentamos a olhar o prazo de validade nos alimentos, temos que nos atentar e verificar periodicamente o prazo de validade dos cosméticos. É preciso ter atenção dobrada com cosméticos, pois uma falta de atenção e um creme no rosto vencido pode acarretar em um grave problema de pele. É muito comum na hora da arrumação das gavetas e prateleiras, encontrar aquele hidratante ou batom que a tempos não se via, desconsidere a hipótese de usá-los novamente. A primeira providência  em relação a isso é verificar o prazo de validade de todos e quaisquer produtos esquecidos na gaveta, e os que não estavam esquecidos também.

Muito pior que não ter a eficácia desejada ao utilizar um produto vencido, são as diversas reações causadas na pele pelo uso. Todos os cosméticos contém em sua formulação conservantes que passado do prazo oferecem riscos a pele, podendo causar vermelhidão, inchaço, descamação, irritação e sensibilidade na pele. Os produtos que também oferecem risco são as queridas maquiagens, sempre verifique o prazo de cada uma e se necessário se desfaça imediatamente das vencidas. Maquiagens e outros cosméticos podem transmitir fungos e bactérias para a pele, principalmente se foram guardados inadequadamente.

Hidratantes não devem ser guardados no banheiro (Foto: Divulgação)

É necessário que as empresas estabeleçam um prazo de validade pois a maquiagem é um tipo de imã que atrai os fungos e bactérias, que depois de vencidos, devido ao frequente contato com microorganismos do ar, mesmo com conservantes que cada produto contém e são desenvolvidos especialmente para combater  bactérias, fungos e até mesmo vírus, sua ação é limitada e por isso a existência de um prazo. Ao término de sua validade os conservantes perdem sua eficácia e o contato constante com o ambiente não apropriado aumentam os riscos  de contaminação.

Dicas de conservação

– Evite ambientes abafados, úmidos e afetados pelo sol;

– Não compartilhe maquiagens ou utensilios como pincéis;

– Assim que adquirido um produto novo, cole uma pequena etiqueta com a data de validade para estar em constante visualização;

– Nunca guarde cosméticos ou maquiagens no banheiro, pois é um ambiente propício a proliferação de bactérias, comprometendo assim a validade do produto;

– O ambiente ideal para conservar e guardar cosméticos e maquiagens é dentro de uma frasqueira;

– Pincéis de maquiagem devem ser lavados após o uso para não acumular sujeira e sucessivamente bactérias.

Siga as dicas para sempre ter cosméticos de qualidade, adequados para uso.

Evite guardar produtos em ambientes úmidos (Foto: Divulgação)

Top