Usar maquiagem vencida: perigos

Toda mulher é vaidosa por natureza e nenhuma de nós resistimos aos preciosos itens que são as maquiagens. Muitas vezes, tomadas por uma empolgação momentânea, acabamos comprando uma enorme variedade de batons, lápis, blushes, máscaras para cílios, sombras, etc., de modo que nem sempre temos a chance de ver o conteúdo das embalagens se esgotarem.

Tome atenção antes de usar maquiagens fora do prazo

No entanto, vale à pena lembrar que todos os produtos possuem uma data de validade e como não se tratam de recursos alimentícios, este fator passa despercebido por muitas mulheres. Usar maquiagens vencidas gera uma série de reações em cadeia, portanto todo cuidado é pouco antes de se maquiar.

Veja quais são os perigos

Segundo o doutor Lêoncio Queiroz Neto,  Oftalmologista do Hospital Israelita Albert Einstein, os cosméticos são locais propícios para a formação de colônias de bactérias, principalmente quando foram armazenados de forma inadequada ou já passaram do prazo de validade: “O principal fator de risco é usar maquiagens vencidas nas áreas dos olhos ou proximidades. Isto pode causar alergias, coceiras e conjuntivites como também sérias contaminações na mucosa ocular” – diz o especialista. Portanto, certifique-se muito bem sobre as condições de seus cosméticos antes de aplicá-los sobre a pele.

Também é válido ressaltar que não só a maquiagem dos olhos podem provocar sérias reações. As bases, pó, blushes e demais itens causam alergias, coceiras e bolhas por também armazenarem diversos agentes patogênicos causadores de infecções.

A atenção deve ser dobrada aos produtos para a área dos olhos

De olho na validade

Todo produto possui uma validade específica, principalmente dependendo da forma que você o conserva. Para todos eles, vale a pena lembrar que locais úmidos, quentes e com alta luminosidade fazem o prazo de seus cosméticos caírem pela metade.

Os perfumes, por exemplo, duram em média três anos e jamais devem ser guardados no banheiro. Em dois anos os batons estragam e podem causar sérias feridas nos lábios caso você insista em usá-los. Os produtos em pó como sombras e blushes duram em média um ano e meio e devem ser mantidos em locais secos ao passo que as máscaras para cílios, independentemente de como você a conserva, possuem a durabilidade de 4 a 6 meses apenas.

Dicas de Higiene

Mesmo longe de correr o risco de  usar maquiagens vencidas, sérias medidas de higiene para com os seus cosméticos devem ser tomadas.

Lave bem os pincéis com sabão neutro, muita água e depois deixe-os secar no sol. Os itens de aplicação de nosso make up são verdadeiros lares de bactérias e devemos tomar todas as medidas possíveis para evitá-las. O mesmo é válido para esponjas para base e pó, aplicadores de batons, etc.

Higienize os aplicadores de maquiagem

Aparecendo quaisquer sintomas de coceiras, inchaço, bolhas e alergias em sua pele, contate imediatamente um médico e jamais busque sozinha uma solução pois muitas vezes elas acabam agravando ainda mais a situação.

Reply