Terno, fraque e meio fraque: entenda as diferenças

Casamentos, festas de gala, jantares formais ou eventos semelhantes sempre exigem trajes sociais. No caso dos homens, os mais comuns são o terno, o…

Casamentos, festas de gala, jantares formais ou eventos semelhantes sempre exigem trajes sociais. No caso dos homens, os mais comuns são o terno, o fraque e o meio fraque. Há, também, o chamado Costume e a Casaca, mas iremos falar sobre os três primeiros, que são os que causam mais confusão e, também, os mais usados. Entenda as diferenças entre terno, fraque e meio fraque: entenda as diferenças.

Terno, fraque e meio fraque entenda as diferenças (Foto: Exame/Abril)

Terno, fraque e meio fraque entenda as diferenças (Foto: Exame/Abril)

Terno, fraque e meio fraque: entenda as diferenças

Muita gente fica confusa na hora escolher entre terno, fraque e meio fraque: entenda as diferenças, e isso ocorre por não conhecermos as diferências que cada roupa tem, inclusive sobre tecidos, marcas e preços. Por isso, separamos aqui algumas dicas e diferenças desses três modelos.

Leia mais informações sobre: Modelos de ternos que Combinam com Gravata Borboleta

Características do terno de formatura

O terno é o traje social masculino mais comum. É usado em casamentos menos formais, jantares, formaturas e outras ocasiões que exigem roupas mais elegantes. Porém, ele não é o traje mais sofisticado e formal. Com o terno, consegue-se um visual enxuto, clássico, mas sem perder elegância. A palavra “terno” significa “três”. Portanto, é fácil entender que este traje social masculino é composto, basicamente, por três peças: a calça, o colete e o paletó.

Terno  (Foto: Exame/Abril)

Terno (Foto: Exame/Abril)

O uso da gravata não modifica o conceito de terno. Para um visual mais formal, basta usá-la. O colete também deixou de ser obrigatório. Por isso, confunde-se terno com costume. Para um noivo, por exemplo, é indicado usar o colete.

A camisa para o terno pode ser de qualquer cor, desde que seja em tom mais claro do que o do paletó. Em caso do uso de colete, é mais elegante que este tenha a mesma cor do paletó. Já as gravatas devem ser mais escuras do que as camisas. A dica é evitar aquelas muito coloridas.

Leia Também:  Dicas de viagem para Ouro Preto - Páscoa 2016

Características do fraque de formatura

O fraque é o traje mais formal, dentre os três citados, aqui. Originalmente, ele era usado em cerimônias diurnas, na Inglaterra. Aqui no Brasil ele é usado, comumente, à noite. É um conjunto geralmente usado em casamento.

Estilo com uma pitada brasileira (Foto: Casamento Inesquecível)

Estilo com uma pitada brasileira (Foto: Casamento Inesquecível)

Este tipo de vestimenta difere do terno em muitos aspectos. De acordo com o protocolo, o fraque é composto por um casaco que tem a parte das costas mais compridas. É uma espécie de cauda. A calça deve ter risca de giz, nas cores preto e cinza. A camisa deve ser branca, com colarinho rígido. O colete é cinza claro (ou prata) e a gravata prateada. Esta, nos trajes tradicionais, deve ser do modelo Plastron, que é mais larga. Porém, hoje os homens usam gravatas comuns com fraque, desde que sejam cinza ou prata, combinando com o colete. Atualmente, existem fraques modernos, com variação das cores tradicionais.

Leia mais informações sobre: Terno de formatura: modelos, como escolher

Características do meio fraque de formatura

Modelo pode ser usado para festas e comemorações (Foto: Casamento Inesquecível)

Modelo pode ser usado para festas e comemorações (Foto: Casamento Inesquecível)

A diferença entre fraque e meio fraque é que este tem o paletó mais curto, de corte normal. As cores da calça, da gravata, do colete e do paletó são as mesmas. É o traje mais usado em casamentos, pelos noivos. A exceção vai para casamentos extremamente formais, quando o indicado é que o noivo use fraque e os padrinhos, meio fraque. Não é obrigatório que o colarinho da camisa seja rígido. Também pode-se substituir a gravata grande por uma comum, em tom cinza-prateado. Atualmente, também é possível encontrar outras cores disponíveis para este traje.

Leia Também:  Meia Calça Feminina Trifil - Modelos, Onde Comprar

Top