Principais erros ao tingir cabelo em casa

Muitas vezes, a frequência a um salão de beleza pode ser algo não compatível com a vida de muitas mulheres. Por isso, elas acabam…

Muitas vezes, a frequência a um salão de beleza pode ser algo não compatível com a vida de muitas mulheres. Por isso, elas acabam se interessando mais pelos métodos caseiros e passam a adotá-los. Pintar os cabelos em casa é um deles. As prateleiras de lojas, farmácias e supermercados, hoje, estão repletas de tintas de todos os tipos, com preços que cabem no bolso de todas as consumidoras. Basta pagar, levar a usar. Aparentemente, esta tarefa é bastante fácil e vantajosa. Contudo, muitas pessoas ainda cometem muitos erros ao tingir os cabelos em casa e estes podem se transformar em verdadeiros transtornos, que economia alguma será capaz de pagar.  Confira alguns.

As cores das embalagens nem sempre serão as dos cabelos (Foto: Divulgação)

Acreditar na foto da embalagem

As embalagens das tinturas trazem imagens que mostram um tom aproximado da tinta. Não significa que os cabelos ficarão iguais aos da foto. Isso depende muito do tipo de fios que cada pessoa tem. Mulheres que já estão acostumadas a um determinado tom de tinta e não o trocam por outro não precisam se preocupar com isso. Entretanto, muitas nunca experimentaram mudar a cor dos cabelos e acabam se guiando pelas propostas das embalagens. Este é um dos principais erros ao tingir os cabelos em casa e quem o comete pode acabar com madeixas em cores que não desejava ter. O indicado é consultar um profissional e verificar qual será a cor de tinta ideal para o tipo de cabelo que se tem.

Fazer o teste de mecha é essencial (Foto: Divulgação)

Não fazer teste de mecha

O teste de mecha é importantíssimo, antes de se decidir pelo uso de qualquer tintura desconhecida para cabelos. Por desconhecida entenda-se aquela tinta que a pessoa nunca usou, mesmo que ela seja de uma marca famosa e confiável. Cada qual tem um tipo de organismo e, muitas vezes, uma marca pode não ser tão boa, quanto foi para uma amiga ou parente, podendo desencadear uma reação alérgica, com consequências nem um pouco agradáveis; entre elas, a queda dos cabelos. Portanto, antes de usar qualquer coloração, é preciso testar o produto, aplicando-o em uma mecha. Isso, além de prevenir alergias causadas por tintas de cabelo, ainda permite que se tenha uma noção da cor resultante.

Mudanças radicais

É sempre indicado procurar por um profissional, antes de qualquer decisão (Foto: Divulgação)

Toda mulher gosta de mudar, de vez em quando. Isso faz bem para a autoestima e é ótimo para arrancar elogios de todos. Porém, optar por uma mudança radical nos cabelos pode não ser uma boa forma de massagear o ego. Ao olhar-se no espelho, o resultado poderá ser um não reconhecimento de si mesma. Portanto, antes de decidir seguir alguma moda, é importante avaliar se o modelo escolhido realmente tem a ver com a sua personalidade, se combinará com você ou se pode resultar em algo que será de difícil conserto, caso dê errado. Para isso, é fundamental consultar uma pessoa que entenda do assunto, ou seja, cabeleireiros profissionais.

Veja mais dicas para não errar: Dicas para não errar na hora de tingir o cabelo

Saiba como cobrir fios brancos: Como tingir os cabelos brancos

Top