Principais erros ao lavar as roupas

A lavagem de roupas é, aparentemente, algo simples e bastante comum. As máquinas de lavar, a cada dia mais modernas, também facilitam muito a…

A lavagem de roupas é, aparentemente, algo simples e bastante comum. As máquinas de lavar, a cada dia mais modernas, também facilitam muito a tarefa e fortalecem o conceito de que se trata de algo que qualquer pessoa pode fazer, sem maiores preocupações. É bem verdade que todos podem lavar roupas, mas isso exige certo conhecimento pois, caso contrário, as peças podem ser danificadas e, dependendo do caso, o erro pode ser até mesmo prejudicial à saúde. Saiba quais são os principais erros ao lavar roupas.

Não é indicado misturar todos os tipos de roupas, antes de lavá-las (Foto: Divulgação)

Não dar atenção devida a cada tipo de peça

Sim, elas não são iguais. Uma dica é, em caso de dúvidas, ler atentamente as etiquetas da roupa, verificando qual é a indicação de lavagem. Muitas vezes, misturam-se diferentes tipos de peça, no tanque ou na máquina, dando início a uma mesma lavagem, para todas. Porém, algumas são delicadas e não podem passar pelo mesmo processo. Elas podem se esticar e perder a forma, rasgar ou desbotar.

Algumas peças devem ser lavadas à mão, pois exigem mais delicadeza; inclusive, muitas delas devem secar à sombra. É o caso das roupas íntimas, como as lingeries. Caso opte por lavá-las na máquina, junte todas elas e use a função para peças delicadas e não use sabão em pó, que pode fazer mal à vagina. O saquinho para máquina de lavar também deve ser usado, pois ele ajuda a proteger peças delicadas.

Roupas brancas nunca devem ser lavadas, junto às coloridas (Foto: Divulgação)

Da mesma forma, misturar muitas cores pode não ser bom. Muitas roupas acabam soltando um pouco de tinta, durante a lavagem, podendo manchar as outras peças. É indicado colocar roupas de cores semelhantes ou com tecidos que não soltem tinta, juntas. Alguns tipos de jeans e camisetas, em geral, são tingidos e podem manchar outras roupas.

Continuar Lendo  Pacotes Rodoviários para a Páscoa 2016

As roupas brancas jamais devem ser lavadas, junto com as outras. Junte-as todas e lave-as, de uma só vez. Se estiverem manchadas, coloque-as em molho, durante um tempo, pois a máquina poderá não remover tais manchas.

Roupas muito sujas estão cheias de bactérias. Portanto, mais uma vez, evite colocar na mesma lavagem as roupas íntimas. Se necessário, coloque as roupas com sujeira pesada em molho e, após retirar o excesso de água suja, coloque-as na máquina.

Sabão em pó e amaciante

O excesso de sabão em pó não irá limpar as roupas. Existe uma quantidade ideal, que remove ajuda a remover a sujeira e não danifica as peças. Roupas com excesso de sabão podem, ainda, permanecer com resquícios do produto, após o enxague. Isso as deixará com manchas e poderá causar alergias, na pele.

O saquinho é muito útil e protege roupas delicadas (Foto: Divulgação)

O uso do amaciante é importante, pois ele reestrutura as fibras do tecido, além de deixar as roupas com um cheirinho agradável. Não deixe de usá-lo, mas não exagere na quantidade, pois as peças poderão ficar manchadas, esbranquiçadas e pegajosas.

Finalmente, respeite as instruções de lavagem das peças e siga os ciclos ideais contidos nas máquinas. Nos compartimentos destinados aos produtos de limpeza, utilize apenas a quantidade indicada.

 

Top