Dicas de etiqueta para restaurante

No restaurante, é importante que o indivíduo saiba se comportar para não passar vexames. As regras de etiqueta podem ajudar a manter um bom…

É necessário manter as boas maneiras no restaurante.

No restaurante, é importante que o indivíduo saiba se comportar para não passar vexames. As regras de etiqueta podem ajudar a manter um bom comportamento e não perder a elegância em determinadas situações, principalmente na hora de se servir.

As boas maneiras em um restaurante variam de acordo com a ocasião, estabelecimento e proposta do encontro. A forma de se portar à mesa em um almoço informal não é a mesma em um jantar formal, por exemplo.

É importante ter em mente os conceitos básicos de etiqueta para saber como manusear os talheres, se posicionar na mesa e surpreender os outros de forma positiva através do seu comportamento no restaurante refinado.

Existem certas situações vivenciadas por clientes que despertam dúvidas sobre a maneira correta de se comportar. O atraso de um pedido, um erro do garçom ou um sabor desagradável podem despertar reações que nem sempre caminham em parceria com as boas maneiras, por isso é necessário tomar muito cuidado para não perder a compostura.

Dicas úteis

Tantos utensílios postos à mesa deixam as pessoas com dúvidas na hora de se servir.

• O cliente tem direito de reclamar caso o pedido não satisfaça as expectativas, mas depende da situação. Quando o garçom serve o prato errado ou a comida apresenta algum resíduo que coloque em dúvida a higiene do lugar, a reclamação deve ser feita imediatamente. O direito de troca não é possível no caso de insatisfação com o sabor do prato pedido e o cliente terá que pagá-lo;

• Ao fazer uma reclamação com o maître, é importante manter a compostura, expondo o problema sem aumentar o tom de voz. Nada de fazer escândalos para que todos fiquem sabendo do ocorrido;

Leia Também:  Como organizar um piquenique no fim de semana

• Na hora de se servir, procure seguir as principais regras de etiqueta à mesa, sem é claro cometer exageros. Comece colocando o guardanapo de pano no colo, depois avalie todos os utensílios dispostos sobre a mesa e siga uma ordem ‘de fora para dentro’ ao usá-los;

Conhecer as regras básicas de etiqueta é importante, especialmente em um almoço de negócios.

• Na dúvida sobre como se comportar, espere uma pessoa se servir para se orientar a partir dos gestos dela;

• Ao se acomodar na mesa de um restaurante refinado, é essencial saber comer adequadamente. Por exemplo, não é apropriado cortar uma folha de alface ou massa com faca. No caso de um pedaço de frango grande, ele deve ser degustado com o auxílio dos talheres, exceto o frango à passarinho, que só pode ser saboreado com as mãos. Para manter a higiene a mesa, peça uma lavanda para remover a gordura dos dedos.

Aproveite as dicas e tenha um bom comportamento na hora de comer no restaurante.

Top