Código das Etiquetas de roupas: entenda

Todas as pessoas já viram que as roupas trazem etiquetas com símbolos, em seu lado avesso. Estamos tão acostumados com isso, que já nem…

Por Editorial MDT em 05/03/2013

Todas as pessoas já viram que as roupas trazem etiquetas com símbolos, em seu lado avesso. Estamos tão acostumados com isso, que já nem as olhamos mais. Muitas vezes, porém, observamos os códigos das etiquetas, mas não os entendemos muito bem. Alguns símbolos até permitem interpretações, mas muitos deles permanecem como algo inexplicável, para muitas pessoas. O fato é que existem razões para que eles estejam ali. Entender estes desenhos é importante, pois eles explicam como as roupas devem ser cuidadas, para que durem mais. Muitas etiquetas trazem instruções escritas, facilitando a compreensão. Porém, a maioria delas mostra apenas desenhos.

Algumas etiquetas trazem as instruções escritas, mas a maioria contém apenas símbolos (Foto: Divulgação)

Porque existem códigos nas etiquetas

Sabemos que lavar as roupas, muitas vezes, não se trata de uma tarefa tão simples. Materiais diversos são empregados em sua fabricação e cada um deles tem suas especificidades. Algumas peças podem ser alvejadas, mas outras não. Há, também, roupas que suportam processos mecânicos pesados (como a máquina de lavar) e outras são mais frágeis, necessitando de lavagem à mão. Os símbolos das etiquetas de roupas são universais, ou seja, não importa em que país eles estejam, sua interpretação deve ser a mesma. É por isso que, se uma roupa tiver instruções em outra língua, a pessoa que não souber interpretar essa linguagem poderá entender as instruções, pela observação dos códigos (desenhos). Por meio deles, ela saberá como deverá lavar, secar e passar a peça ou, ainda, quando não poderá fazer isso.

Códigos básicos e seus significados (Foto: Divulgação)

Entenda alguns códigos

Observe a imagem, acima. Os símbolos estão divididos, por categoria. Esta é uma tabela que explica as instruções básicas para os cuidados com as roupas. Provavelmente, você encontrará estes códigos em preto e branco nas etiquetas, apenas com os desenhos, sem explicações. Você deverá entender o que significam estes símbolos, para cuidar da peça onde eles estão.

A parte esverdeada traz os códigos de lavagem das roupas. É por isso que eles trazem o desenho de um recipiente cheio de água. Quando houver um número neste desenho como, por exemplo, o 40, significa que “se você lavar a peça com água quente, a temperatura não poderá ultrapassar 40 graus Celsius”.

Entendendo os códigos, aprende-se a conservar as roupas (Foto: Divulgação)

O desenho para o uso de alvejantes sempre será um triângulo. Já os códigos para secagem das roupas sempre serão quadradinhos. O desenho do ferro de passar indica, é claro, como as peças devem ser passadas. Finalmente, a bolinha indica as instruções para peças que devem ser lavadas por profissionais, nas lavanderias. Por exemplo, o quadradinho com uma linha horizontal indica que a roupa não deve secar no varal e sim “deitada” em alguma superfície.

Entendendo melhor os códigos das etiquetas de roupas, é possível prolongar a sua durabilidade, seguindo as instruções do fabricante. Porém, é preciso decorar estes símbolos.

Veja algumas dicas de lavagem de roupas: Como lavar roupas coloridas

Aprenda, também, a cuidar do edredom: Edredom: como lavar, higienizar, dicas

Top