Primeira menstruação da filha: como falar sobre o assunto

A puberdade é um período de muitas mudanças. Para as meninas, é um momento determinante para se tornar mulher e que é marcado pela…

A puberdade é um período de muitas mudanças. Para as meninas, é um momento determinante para se tornar mulher e que é marcado pela primeira menstruação. Assim, os pais devem conversar com as adolescentes e explicar os detalhes da transformação. Devido a isso, separamos algumas informações sobre como falar sobre a primeira menstruação da filha.

Saiba como lidar com a primeira menstruação.

As mães devem explicar sobre todas as mudanças que o corpo da menina irá sofrer. (Foto: divulgação)

A primeira menstruação costuma trazer muitos questionamentos

A menarca ou primeira menstruação, pode ser um momento muito estressante para as meninas. Isso porque ela vem acompanhada não apenas de mudanças hormonais, mas também de uma mistura de emoções. Por isso, é muito importante que os pais, em especial a mãe, converse com a filha a respeito do acontecimento. Essa atitude colabora com a preparação das meninas, colaborando com o alívio das ansiedades e com posterior resposta às dúvidas.

Explique que é um processo normal

A mãe deve explicar a filha que a primeira menstruação é um processo fisiológico do corpo da mulher, ocorrendo em todas as mulheres saudáveis. Essa explicação impede que a menina se sinta constrangida ou mesmo, acredite que há algo de errado com ela.

Muitas adolescentes possuem dúvidas sobre a primeira menstruação. (Foto: divulgação)

A presença dos pais é essencial

Atualmente, há muitas informações sobre a primeira menstruação e elas são dadas desde professores da escola, até por  profissionais da saúde. Porém, nem sempre isso é suficiente para deixar as meninas tranquilas, assim como amenizar as dúvidas que surgem a respeito do acontecimento? Em muitos casos, as informações dadas pelos pais sobre a fisiologia da mulher e de higiene pessoal são mais bem aceitas pelas adolescentes. Assim, é muito importante que os pais estejam por perto para dar apoio e explicação.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre puberdade

Saiba como falar sobre o assunto

As meninas que estão se aproximando da época da primeira menstruação, geralmente sabem o que está para acontecer. No entanto, elas costumam ter muitas dúvidas a respeito da futura menstruação. Assim, a principal época para começar a falar sobre o assunto é durante a pré-adolescência.

As explicações devem ter início com a fisiologia normal da mulher, de modo a demonstrar o motivo pelo qual ocorre o sangramento menstrual. Após, é ideal falar sobre as experiências da mãe e como foi o momento que aconteceu a primeira menstruação.

Saiba como falar sobre a primeira menstruação da sua filha. (Foto: divulgação)

A primeira menstruação é um período de muitas mudanças para as meninas. Assim, é ideal que os pais deem muito apoio e as informações necessárias sobre o acontecimento. Após saber como falar sobre a primeira menstruação com as suas filhas, siga as orientações e não esqueça de ser presente na vida delas.

Conheça a idade certa para a primeira menstruação.

Top