Maresia: cuidados com os móveis, dicas

A maresia costuma causar sérios danos nas as casas de veraneio, principalmente quando nenhuma medida preventiva é adotada para conter a ação das marés.…

A maresia representa um perigo para a casa de praia.

A maresia costuma causar sérios danos nas as casas de veraneio, principalmente quando nenhuma medida preventiva é adotada para conter a ação das marés. No Brasil, as propriedades a beira mar são continuamente ameaçadas pelo efeito da maresia, resultando no desgaste da estrutura residencial, móveis e eletrodomésticos.

Danos causados pela maresia

Antes de conhecer as formas simples de evitar o impacto negativo da maresia, é importante se informar sobre as características deste fenômeno. Trata-se, em resumo, da oxidação causada pela água do mar, que acaba deteriorando aos poucos os objetos metálicos e de madeira por causa da salinidade.

Com a ameaça da maresia em alta, morar numa casa de praia nem sempre é um sonho. Quando a propriedade não é defendida da forma correta, as peças de madeira e metal que ocupam a área externa ficam comprometidas, por mais resistente que seja o material de fabricação, a maresia e a umidade agridem estruturas de todos os gêneros.

Móveis internos também podem ser atingidos pela maresia, sobretudo em casas de praia muito abertas.

Cada tipo de material requer um método de prevenção quanto aos males da maresia, ou seja, o mesmo produto aplicado na madeira ao será o mesmo no metal e vive-versa. Por isso é importante conhecer a estrutura e buscar soluções acessíveis contra a ação da maresia.

Apesar dos móveis externos assegurarem mais resistência e durabilidade, eles acabam se deteriorando com o tempo devido à exposição. Dependendo da intensidade da maresia, ela chega a afetar o interior da casa, comprometendo os móveis de interiores e, em consequência, a decoração.

Como manter os móveis protegidos da maresia?

A salinidade da maresia compromete o estado dos móveis, principalmente os externos.

Móveis de madeira
Para manter a mobília da casa de praia livre da ação da maresia, é recomendado aplicar óleo de peroba ou lustra-móveis nas peças. Estes produtos são impregnantes e preservam a madeira. No entanto, o uso de substâncias como o verniz não é recomendado porque cria apenas uma camada superficial.

Leia Também:  Dicas de decoração para uma casa sustentável

Tanto os itens mobiliários externos como os internos devem ser limpos com frequência para remover os resíduos de sal.

Móveis de metal
Materiais como inox e alumínio também necessitam de cuidados devido aos efeitos da salinidade. É importante manter as peças sempre lubrificadas e, em casos de danos, é necessário lixar a superfície da peça para recuperar o aspecto original. Dependendo do tipo de metal, a maresia também causa ferrugem.

Móveis com tecido
Quando se trata de móveis externos, é preferível optar pelas peças de tecidos à base de poliéster. Os sofás e as poltronas fabricados com este tipo de material demonstram resistência à umidade.

Aproveite as dicas para combater os males que a maresia pode causar na sua casa de praia.

 

Top