Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Primeira menstruação – Qual a idade certa

Primeira menstruação – Qual a idade certa

Por Redacao

As mulheres passam por diversas transformações importantes durante a vida e a menarca ou primeira menstruação é determinante, um momento muito especial. Muitas mães, tias e avós apesar de já terem passado pelo mesma situação ficam em dúvida quando as meninas da família começam a apresentar sinais ou passam da idade em que pensavam que menstruariam. Continue lendo e entenda ao certo quando tudo isso deve acontecer, os sintomas e dicas.

A menarca pode acontecer entre dez e dezesseis anos (Foto: Divulgação)

Menarca

É chamada menarca a primeira menstruação, por volta dos oito anos a menina começa a sentir diferenças hormonais que começam de forma discreta com o aparecimento de pelos na área pubiana, pernas e axilas de forma bem gradual. A partir desse momento, em média, a primeira menstruação acontece em um prazo de dois anos (aproximadamente dez ou onze anos). Mas, ainda está dentro da normalidade a menarca acontecer entre dez e dezesseis anos.

Muitos fatores estão ligados ao período em que a primeira menstruação acontecerá, entre eles, a genética, a alimentação e nutrição e também a obesidade. Tudo isso, pode influenciar e muito no momento em que tudo acontecerá. É importante manter a menina em estado nutricional adequado, longe da obesidade!

Ginecologista

A menos que o fato aconteça de forma muito precoce ou muito tardia é que se deve levar a adolescente imediatamente ao ginecologista. Caso contrário, respeite o tempo da jovem, não é nada fácil ir ao pediatra um mês e no próximo se deparar com um ginecologista, ela pode se sentir mal e acabar não querendo voltar quando realmente for preciso.

A visita ao ginecologista deve acontecer depois que a jovem estiver preparada. (Foto: Divulgação)

As mães ou responsáveis devem ficar atentas, orientar de forma leve deixando claro que tudo o que está acontecendo é normal, conte como foi com você, o que sentiu e também preencham juntas na agenda a data do começo e término da menstruação para criar um hábito de controle. Tenha em mente que as primeiras vezes podem vir de forma um pouco desregrada, isso é normal. Observe o volume de fluxo, a intensidade das cólicas e das possíveis dores de cabeça que não devem ser de forma exagerada, caso isso aconteça uma visita ao ginecologista para uma conversa pode deixar a mãe mais calma e tirar muitas dúvidas de ambas.

Uma conversa franca é a melhor opção para esse momento tão especial. (Foto: Divulgação)

Gravidez

O risco de uma gravidez após a primeira menstruação é iminente, por isso, é importante um conversa franca com a menina, mas nada radical demais. Explique tudo, mas também deixe-a a vontade para tirar dúvidas. Com orientação profissional, a jovem poderá aprender a se prevenir e vai conhecer todos os meios contraceptivos disponíveis.

A orientação é a melhor forma de prevenção.

Recomendado para você
Bem Estar

Passagens Aéreas Baratas Gol, Passagem Antecipada

Bem Estar

Como organizar uma excursão?

Bem Estar

Pacotes de viagens Peixe Urbano, ofertas

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2018 (mais de 100 fotos incríveis)

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *