Previna-se de micoses e insolações no verão

Previna-se de micoses e insolações no verão para aproveitar bem o período mais quente do ano, seja viajando pelas belíssimas praias do litoral brasileiro,…

Por Andre em 21/07/2014

Previna-se de micoses e insolações no verão para aproveitar bem o período mais quente do ano, seja viajando pelas belíssimas praias do litoral brasileiro, à beira de rios e córregos, no seu clube preferido, na piscina de casa ou nas piscinas de amigos e parentes.

Previna-se de micoses e insolações no verão (Foto: Divulgação)

Quando chega o verão, estação que começa em dezembro e termina no mês de março, muita gente sai em busca de locais que tenham água para nadar e se divertir, procurando um refresco para o sol forte tão comum nesta época.

Mas se você quiser curtir, da melhor maneira possível, todos esses dias de sol e calor, é bom tomar alguns cuidados para evitar problemas chatos que podem aparecer no verão, entre os quais a micose e a insolação.

Cuidados com as crianças no verão

As principais doenças transmitidas na praia

Previna-se de micoses e insolações no verão

Micose e insolação são alguns dos problemas que podem surgir na beira da praia ou da piscina (Foto: Divulgação)

Podendo aparecer na região da virilha, entre os dedos, nas unhas, axilas ou abaixo dos seios (nas mulheres), além de outras partes do corpo, as micoses são causadas por fungos, que passam para o corpo durante o contato com a areia, animais ou outras pessoas infectadas. Elas têm como sintomas a vermelhidão e a coceira na pele.

A melhor maneira de se prevenir da micose é não ficar muito tempo com as roupas molhadas (biquínis, sungas, maiôs, calções, etc), pois o fungo da micose se prolifera nas regiões úmidas e quentes do corpo. O mesmo vale para os chinelos ou outros calçados que esteja usando na praia ou na piscina. Além de trocar as roupas molhadas, não se esqueça de secar bem o corpo.

Já a insolação surge quando você exagera na exposição ao sol, aparecendo principalmente nas pessoas que adoram passar o dia inteiro se bronzeando. Entre os sintomas da insolação estão pele vermelha e com bolhas, queimaduras, dor de cabeça, febre, calafrios e vômito.

A prevenção da insolação passa por evitar a exposição direta e indireta ao sol, principalmente nos horários mais quentes (das 10h às 16h). Se for o caso, prefira pegar sol bem cedo ou já no final da tarde. Além disso, não se esqueça do filtro solar, do óculos de sol, do chapéu (ou boné) e de ingerir bastante líquido.

Como tratar micoses e insolações

Uma boa maneira de evitar a insolação é usar filtro solar e evitar a exposição aos raios do sol (Foto: Divulgação)

Se esses problemas aparecerem, mesmo tomando os cuidados para evitar micose e insolação, é possível se livrar deles com algumas dicas bem simples. O tratamento para micose pode ser feito usando remédio específico aplicado no local infectado pelo fungo, lembrando que, para tanto, é necessário consultar um médico.

Já o tratamento para insolação depende da intensidade dos sintomas. Nos casos mais simples, basta cuidar da sua hidratação e optar por uma alimentação mais leve e saudável. E nos casos mais graves, o indicado é procurar o médico imediatamente.

Top