Cuidados com as crianças no verão

Se os adultos já adoram o verão, as crianças curtem ainda mais a estação. É nesta época em que todos fazem passeios divertidos, curtem…

Se os adultos já adoram o verão, as crianças curtem ainda mais a estação. É nesta época em que todos fazem passeios divertidos, curtem o sol, a piscina ou a praia e aproveitam os dias de férias. Contudo, os perigos do sol e do calor intenso podem ser muito mais prejudiciais às crianças, que são mais frágeis e não se preocupam com isso. Nesta época, a atenção com elas deve ser dobrada, pois a sua proteção é responsabilidade dos adultos. Confira os cuidados com as crianças no verão.

Protetor solar é indispensável e deve ser reaplicado (Foto: Divulgação)

Cuidados com o sol e o calor

Não são novidades os efeitos nocivos do sol. Os danos dos raios solares são cumulativos; portanto, é preciso proteger-se deles, desde pequenos. Se os pais vão passear com seus bebês (especialmente os menores de seis meses), é imprescindível poupá-los do sol, usando sombrinhas e guarda-sol, sempre que estiverem fora de casa.

Já as crianças maiores de 6 meses podem, ainda, receber protetor solar na pele, sempre usando fatores acima de 30 (FPS). Deve-se aplicar o produto 30 minutos, antes da exposição ao sol e reaplicá-lo, a cada duas horas. Se os pequenos forem nadar ou se transpiram muito, o cuidado com a reaplicação é imprescindível.

Vale lembrar que, mesmo para crianças maiores, é preciso evitar o sol, das 10h às 16h – período em que ele é mais intenso e os raios, mais prejudiciais.

Bonés, chapéus e guarda-sol são indispensáveis. Porém, lembre-se: mesmo com o seu uso, é preciso aplicar protetor solar nas crianças, pois a sombra não protege contra os raios-ultravioleta.

No verão, não se pode descuidar da alimentação das crianças (Foto: Divulgação)

Para qualquer tipo de passeio, é importante colocar roupas confortáveis nas crianças, de preferência as de algodão fino. Elas não abafam demais o corpinho dos pequenos e facilitam a transpiração e ventilação da pele.

Continuar Lendo  Saiba como deve ser a alimentação infantil no verão

Cuidados com a alimentação infantil no verão

Com tanto calor, sol e brincadeiras, a perda de água do corpo é mais intensa, nesta estação. Por isso, tenha atenção com os pequenos, fazendo-os repor os líquidos, frequentemente. Incentive o consumo de muita água e sucos naturais.

A alimentação infantil no verão também deve ser especial. Dê preferência às frutas, legumes, verduras e carnes magras, que são alimentos de fácil digestão. Se estiver na praia ou no clube, procure levar em uma malinha térmica alguns lanches naturais, preparados em casa. Evite alimentar as crianças com bobagens ou coisas das quais você não conhece a procedência.

Segurança das crianças no verão

As crianças não podem ficar sozinhas, na água (Foto: Divulgação)

Devido aos passeios próprios de verão, é nesta época em que os casos de acidentes com crianças aumentam; portanto, todo cuidado é pouco. Em qualquer lugar, coloque boias ou coletes salva-vidas nos pequenos.

Seja na piscina ou no mar, as crianças nunca devem brincar sozinhas, na água, ainda que saibam nadar. É imprescindível a presença de adultos, monitorando as brincadeiras.

Com estes cuidados, é possível curtir o verão com segurança, aproveitando ao máximo os momentos de lazer. Por mais espertas que as crianças possam parecer, elas não têm maturidade suficiente para se cuidar.

Top