Inveja no trabalho – como lidar

A inveja, infelizmente, é um dos sentimentos mais comuns em ambientes de trabalho porque muitas pessoas, ao invés de lutarem pelo que querem, simplesmente…

A inveja é muito comum em ambientes de trabalho. (Foto: Divulgação)

A inveja, infelizmente, é um dos sentimentos mais comuns em ambientes de trabalho porque muitas pessoas, ao invés de lutarem pelo que querem, simplesmente preferem torcer para que o outro seja infeliz e fracasse. No entanto, se você é alvo de inveja no trabalho, aprenda como lidar com ela.

Em primeiro lugar, é preciso saber distinguir dois sentimentos parecidos: o ciúme e a inveja. O ciúme é direcionado às coisas, ou seja, ele aparece quando você quer algo que uma pessoa conseguiu enquanto a inveja existe quando você sente desgosto pela pessoa ter conseguido algo bom. Muitas vezes, você não queria nem que essa coisa viesse para você, mas que não viesse para aquela pessoa em especial. Portanto, a inveja é direcionada às pessoas.

Por isso, a inveja é um sentimento que pode dificultar a convivência no trabalho, além de desmotivar as pessoas que lá trabalham porque os invejosos tendem a culpar outros colegas pelos seus fracassos, prejudicando-os.

A inveja dificulta a convivência no trabalho. (Foto: Divulgação)

Então, se você tem um colega invejoso no trabalho, o melhor a fazer é conversar com ele para saber o porquê dele ter tanta raiva de você. Desse modo, ele saberá que você está consciente da sua inveja e será cauteloso quando for tentar fazer algo errado. Além do mais, com essa conversa, você poderá resolver algum problema mal resolvido com ele e poderão até se tornar amigos.

Do mesmo modo, converse com o seu chefe sobre a sua desconfiança sobre o colega. Assim, ele conseguirá perceber quando o erro foi realmente seu ou se ele foi jogado nas suas costas por outras pessoas.

O invejoso tem raiva do sucesso alheio. (Foto: Divulgação)

Entretanto, se nenhuma dessas estratégias funcionar, mantenha-se longe dos invejosos, pois você só terá a perder com essas amizades falsas. Para tanto, junte-se aos colegas que considerar mais confiáveis para montarem um grupo forte e coerente. Desse modo, vocês poderão se defender quando algum invejoso tentar quebrar a harmonia no trabalho.

A inveja prejudica não apenas a pessoa que é alvo dela, mas o próprio invejoso, que acaba sem amigos e sem sucesso, já que ele não faz nada para melhorar de vida. Ao invés disso, ele só pensa em fazer mal aos outros, sem saber que isso poderá ser refletido sobre ele mesmo.

Top