Pole dance para homens: saiba mais

O pole dance é um tipo de dança sensual que utiliza uma barra vertical para realizar os movimentos. A modalidade surgiu na Inglaterra nos…

O pole dance é um tipo de dança sensual que utiliza uma barra vertical para realizar os movimentos. A modalidade surgiu na Inglaterra nos anos 80, mas rapidamente se espalhou pelo mundo e conquistou o público feminino.

Os homens estão deixando o preconceito de lado e apostando no pole dance. (Foto:Divulgação)

Quando o pole dance começou a ganhar fama, ele era associado ao âmbito dos strip clubs. Com o passar do tempo, a dança acrobática ganhou os circos e depois as academias.

O pole dance, no entanto, não é uma atividade exclusiva para mulheres. Alguns homens também estão se interessando na dança e se matriculam em cursos específicos para aprender os movimentos no poste.

Homens também praticam pole dance

O pole dance parece uma atividade exclusiva de mulheres, mas os homens também estão apostando na dança. Contudo, quando contam que são praticantes, eles sofrem com preconceito e recebem olhares críticos.

Em 2011, o Campeonato Paulista de Pole Dance teve a sua primeira categoria masculina e contou com apenas três participantes. Já em 2013, 10 homens que competiram na barra vertical.

O Campeonato Paulista de Pole Dance tem uma categoria para homens. (Foto:Divulgação)

Identificando o interesse masculino em praticar pole dance, a escola Vertical Fit lançou um curso exclusivo para homens em 2010. Apesar da tentativa de romper tabus, as mulheres dominaram a turma masculina, alegando que o trabalho muscular feito nas aulas “deles” era mais intenso.

Como é o curso masculino de pole dance?

As aulas voltadas para o público masculino costumam ser bem diferentes do treino feminino. Os rapazes não costumam colocar em prática os movimentos sensuais. Na verdade, as acrobacias na barra vertical exigem muita força, resistência e equilíbrio.

De acordo com Mari Silva, especialista de pole dance da Vertical Fit, os homens interessados na atividade ligam para fazer perguntas e até procuram assistir uma aula da turma masculina antes de fazer a matrícula. Em 2012, a escola de pole dance teve 150 alunos, sendo que apenas 12 eram homens.

A atividade favorece a definição muscular. (Foto:Divulgação)

Os homens que buscam as aulas de pole dance normalmente têm entre 19 e 25 anos. Eles começam a treinar com o objetivo de se divertir, sem a intenção de competir. Todos também costumam achar a academia tradicional muito chata.

Quando os preconceitos são superados, o pole dance só traz benefícios para o corpo e para a mente. A atividade contribui com a definição muscular, aumenta a autoconfiança, eleva a autoestima, alinha a coluna, fortalece os braços e melhora a respiração.

Com o tempo, o praticante de pole dance pode aumentar o nível de dificuldades dos exercícios. Os movimentos mais complexos costumam exigir força abdominal e da parte superior do tronco.


Top