Criança com vergonha dos pais: o que fazer

Está cada vez mais comum encontrar crianças que evitam ser vistas com os pais. Devido a isso, elas acabam tomando algumas atitudes, como por…

Está cada vez mais comum encontrar crianças que evitam ser vistas com os pais. Devido a isso, elas acabam tomando algumas atitudes, como por exemplo, pedem para os pais não os deixarem em frente a escola, ou mesmo em festa dos amigos. Diante disso, muitos pais encontram-se aflitos com o novo comportamento. Assim, saiba o que fazer com a criança com vergonha dos pais.

Saiba como recuperar a relação com o filho adolescente.

A conversa entre pais e filhos é essencial para avaliar o motivo da mudança de comportamento. (Foto divulgação):

Conheça mais sobre o comportamento dos filhos

Em geral, a vergonha dos pais é um comportamento típico da fase de crescimento e amadurecimento das crianças. Isso porque elas costumam ter receio de que os adultos não se comportem de forma adequada perante a turma, podendo torna-los motivo de chacota. Além disso, esse novo comportamento pode ser fruto de uma sensação de que, por algum motivo, os pais são inferiores aos amigos.

Uma forma de demonstrar independência

Muitas crianças tem desejo em mostrar independência aos amigos, assim acabam se afastando dos pais. Uma forma de demonstrar que  elas não necessitam de proteção dos adultos.

Por vezes, os pais podem ser culpados

Em alguns casos, o comportamento arredio dos filhos pode ser resultado de algum problema interfamiliar. Isso porque muitos pais os tratam como bebês, ou mesmo, querem ser “engraçadinhos”, na frente dos amigos das crianças. Esse tipo de comportamento acaba deixando os filhos com vergonha, fazendo com que eles se afaste cada vez mais dos pais.

Algumas crianças querem se mostrar independentes para os amigos de escola. (Foto: divulgação)

É sempre bom que os pais mantenham postura

Especialistas afirmam que os adultos não devem agir como amigos das crianças, mas sim como pais. Por isso, manter uma certa distância saudável, deixando que os pequenos tenham a liberdade deles, é essencial.

Leia Também:  Coleção de esmaltes Resort, Super Pérola

 A conversa é sempre importante

Os filhos que estejam apresentando um comportamento diferente, é ideal que os pais mantenham uma postura discreta e respeitosa diante deles. Além disso, é muito importante que os adultos sentem e conversem com os pequenos e demonstrem como eles se sentem diante essas situações. O ideal é aproveitar a oportunidade do diálogo e tentar entender ambas as partes. No entanto, os pais devem compreender, mas não, necessariamente, aceitar todos os motivos. Ou seja, os pais também devem impor limites na relação, de forma a colaborar com a educação dos pequenos.

Saiba o que fazer com a criança que tem vergonha dos pais. (Foto: divulgação)

Muitas crianças que apresentam vergonha dos pais. Porém, é muito importante que os pais tenham uma conversa aberta com os pequenos, de modo a tentar compreender essa alteração de comportamento. Além  disso, os adultos devem manter o “papel de pais”, de modo a evitar qualquer abuso, por parte dos pequenos.

Saiba o que fazer com o que filho que briga na escola.

Top