Plataforma Open Banking torna mais fácil a quitação de financiamentos e empréstimos

Felipo Bellini 29/10/2021 Notícias

A partir desta sexta-feira, 29, a plataforma Open Banking entra em sua terceira fase e passa a facilitar ainda mais a chamada “portabilidade de crédito”, em que o cliente de um banco pode solicitar empréstimos e financiamentos em outras instituições financeiras com mais vantagens e sem precisar abrir outra conta bancária.

Plataforma Open Banking torna mais fácil a quitação de financiamentos e empréstimos

Fonte/Reprodução: Original

O que é Open Banking

A plataforma Open Banking, em português “sistema financeiro aberto”, é uma iniciativa do Banco Central para impulsionar a competitividade entre instituições financeiras e promover mais vantagens para os clientes, que poderão optar pelo banco que oferecer os melhores benefícios, com mais facilidade.

Na Open Banking, as informações financeiras de um cliente de um banco poderão ser compartilhadas com os outros bancos que fazem parte da plataforma, sempre com o consentimento prévio do consumidor, que poderá escolher com quais instituições deseja compartilhar seus dados, e a partir daí receber propostas de empréstimos e financiamentos com taxas mais vantajosas.

Como resultado, os bancos que fazem parte da Open Banking estarão competindo pelos clientes e, para isso, terão que investir na melhoria de seus produtos e serviços, e nas menores taxas possíveis. A Open Banking é uma plataforma segura e todos os dados só serão compartilhados com a autorização dos clientes.

Como ele pode ajudar na resolução de dívidas?

Na Open Banking, será possível comparar as vantagens, como meios de pagamento e taxas de juros, e escolher a instituição que oferece os menores juros, o que facilita no momento de quitar uma dívida. A portabilidade de crédito, que é a possibilidade de transferir o seu crédito para outro banco que tenha taxas menores, já existe.

Porém, na plataforma, esse serviço será facilitado, pois os seus dados poderão ser compartilhados entre todos os bancos e instituições participantes, ou apenas entre aqueles que você escolher compartilhar. Na Open Banking é possível encontrar instituições como Banco do Brasil, Banco Santander, Bradesco, até fintechs como Nubank, Next, Picpay, etc.

Para começar a compartilhar seus dados na Open Banking, é necessário manifestar seu interesse em fazer parte da plataforma por meio de canais digitais como o internet banking da instituição financeira em que você está cadastrado, se ela fizer parte da lista de instituições participantes da plataforma.

Em síntese, a plataforma Open Banking é uma excelente opção para quem deseja procurar por outras alternativas de empréstimo ou financiamento bancário, com um melhor serviço e pagando as menores taxas de juros possíveis. A plataforma é segura, e seus dados só serão compartilhados com a sua autorização.

Outros artigos

Cursos gratuitos Sesc Cetam, AM 2015

23/07/2015

Cursos gratuitos Sesc Cetam, AM 2015

O Serviço Social do Comércio (Sesc), unidade Amazonas, em parceria com o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam), está oferecendo diversas oportunidades p...