Olho de Peixe: O que é, Causas, Tratamento, Cuidados

Olho de Peixe: O que é, Causas, Tratamento, Cuidados

Procurando informações sobre Olho de Peixe: O que é, Causas, Tratamento, Cuidados? Então, não deixe de ler a matéria a seguir, para saber mais…

Por Andre em 27/05/2015

Procurando informações sobre Olho de Peixe: O que é, Causas, Tratamento, Cuidados? Então, não deixe de ler a matéria a seguir, para saber mais a respeito desse problema que costuma aparecer principalmente nas crianças, mas também pode surgir em pessoas de outras faixas etárias.

Olho de Peixe: O que é, causas, tratamento, cuidados (Foto Ilustrativa)

Doença de pele semelhante a um calo, o olho de peixe é o nome dado popularmente para as lesões arredondadas e amareladas que surgem nos pés. Ele consiste em pequenas erupções com pontinhos pretos (daí vem o nome popular), que pode causar muita coceira, dor e desconforto.

Também chamado de verruga plantar, quando ocorre na região da planta dos pés, o problema também pode acabar aparecendo nas mãos (verruga palmar) e até em outras partes do corpo.

Descubra quais são os mitos e verdades sobre o olho de peixe

Olho de Peixe: O que é, Causas, Tratamento, Cuidados

O olho de peixe também pode surgir na mão (Foto Ilustrativa)

E quais são as causas do Olho de Peixe? Essa doença surge quando há o contato direto da região afetada com um subtipo do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), diferente daquele que causa câncer de colo do útero.

O problema é mais comum nas crianças porque elas ainda não têm um sistema imunológico tão desenvolvido quanto o dos adultos. Mas vale ressaltar que adolescentes, jovens, adultos e idosos, que estejam com o sistema imunológico debilitado, também estão sujeitos a contrair olho de peixe.

As crianças costumam contrair olho de peixe na beira de piscinas e em outras áreas de clubes (Foto Ilustrativa)

Como acabar com as verrugas

Como tratar olho de peixe? Na fase inicial da enfermidade, a verruga plantar pode ser tratada com o uso diário de remédios tópicos, devidamente prescritos por um dermatologista, como pomadas à base de ácido acetisalicílico, medicamento que elimina as erupções.

Há ainda a possibilidade de tratamento com nitrogênio líquido, para queimar a verruga, cauterização e o uso de palmilhas específicas para aliviar a dor na região. Mas se a doença já estiver em uma fase mais avançada, atingindo regiões mais profundas da pele, pode ser necessária a intervenção cirúrgica, para que o médico faça a remoção da verruga.

Cuidados com Olho de Peixe

O tratamento para olho de peixe pode incluir o uso de pomadas e até mesmo a remoção cirúrgica, dependendo do caso (Foto Ilustrativa)

Se você suspeita que está com olho de peixe, a primeira medida é procurar o médico imediatamente, para que ele faça o diagnóstico exato e indique o melhor tratamento para o seu caso, lembrando que o tratamento costuma ser longo.

Tratamento caseiro para olho de peixe

Além disso, evite usar remédios caseiros para olho de peixe sem saber antes do que se trata e não tente remover a verruga por conta própria, pois isso pode causar ferimentos sérios e infecções.

Top