Cuidados com os olhos no inverno

A estação mais fria do ano é a preferida por muitas pessoas que gostam de se vestir bem a aproveitam a ocasião para exagerar…

Por Editorial MDT em 21/05/2012

Confira dicas para manter a saúde dos olhos durante o inverno.

A estação mais fria do ano é a preferida por muitas pessoas que gostam de se vestir bem a aproveitam a ocasião para exagerar nos acessórios e looks, ou para aqueles que simplesmente preferem as temperaturas mais baixas por proporcionar maior conforto, prevenindo o suor excessivo. Entretanto, muita gente acaba se esquecendo da saúde dos olhos, pois apesar de ter suas vantagens, durante o inverno as chances de ocorrência de lesão ocular é muito maior.

Veja também: Saúde dos olhos: alimentos apropriados.

O problema dos dias frios

Nessa época do ano o ar costuma ser extremamente seco, resultando em aumento da quantidade de partículas em suspensão (como poeira, pólen e até microrganismos), além da diminuição da quantidade de lágrima e consequentemente da lubrificação dos olhos. O resultado dessa situação é a ocorrência de processos alérgicos, infecções dos olhos e conjuntivites.

O que fazer para se prevenir

A dica para evitar várias doenças oftalmológicas e manter a saúde ocular em dia é muito simples.

  • Óculos de sol

A recomendação dos especialistas é a de que, mesmo em dias nublados, as pessoas continuem utilizando os óculos de sol que possuam lentes com proteção contra os raios UVA e UVB, pois, além de proteger a mucosa de partículas em suspensão que possam trazer algum tipo de problema, ainda bloqueiam a radiação solar, que mesmo nos dias nublados é extremamente maléfica, uma vez que apenas 40% acaba sendo filtrada pelas nuvens;

A conjuntivite é um problema comum nessa época

Veja também: Conjuntivite: sintomas iniciais.

  • Higiene dos olhos

É indicado lavar abundantemente os olhos com soro fisiológico gelado, para que qualquer agente nocivo seja eliminado antes de desencadear qualquer tipo de problema;

  • Lubrificação

Como é comum a insuficiência na quantidade de lágrimas, é recomendado usar colírios lubrificantes, que deve ser devidamente prescrito por um médico, pois algumas formulações podem conter agentes desnecessários como corticoides ou antibióticos, podendo desencadear outros problemas.

Dicas importantes

Algumas medidas simples, porém eficientes, ajudam a manter a saúde dos olhos durante todo o ano, confira:

  • Coçar os olhos não é recomendado, pois pode provocar micro lesões na superfície ocular e facilitar a invasão de microrganismos ou substâncias químicas;
  • Cuidado com produtos que podem lesar a mucosa, como cremes faciais e protetores solares;
  • Consuma álcool com moderação, pois essa substância funciona como um vasodilatador e pode deixar a esclera (parte branca dos olhos) hiperemiada.
  • O contato das mãos com os olhos só deve ocorrer após serem bem lavadas.

O uso de colírios lubrificantes pode ajudar muito.

Veja também: Principais doenças que afetam a saúde dos olhos.

Para ficar livre dos terríveis incômodos oculares que tiram o sono de tanta gente durante o inverno, basta seguir as dicas e dar muita atenção para a saúde dos olhos. Vale lembrar que, mediante a persistência de qualquer tipo de sintoma, um médico deverá ser consultado.

Top