Lembra daquela velha máxima de que mulher grávida precisa comer por dois ou mais? Pois é: ela não pode ser levada ao pé da letra. No tempo de nossas mães e avós, era comum que as mulheres engordassem vinte quilos ou mais durante a gravidez. Mas nos dias de hoje, especialistas afirmam que é preciso saber como manter o peso na gravidez, por questões de saúde da mamães e do próprio bebe.
Manter o peso na gravidez promove uma gestação saudável (Foto: Divulgação)
Manter o peso
Manter o peso na gravidez é fundamental. Isso não é fruto de alguma ditadura a magreza, pelo contrário: esse cuidado com o corpo é uma questão de saúde. Os cuidados com o peso significam mais um meio para garantir uma gravidez tranquila e saudável. É normal que a mulher sinta mais fome durante esse período, porém isso não é considerado um motivo válido para ganhar peso excessivo. E o novo parâmetro é de que a gestante ganhe entre nove e doze quilos durante os nove meses. Ganhar peso, além disso pode ser prejudicial tanto para o bebê quanto para a futura mamãe.
O consumo de alimentos saudáveis durante a gravidez ajuda na saúde da mamãe e do bebe e a manter o peso certo (Foto: Divulgação)
Alimentação balanceada é fundamental na gravidez
Mas calma, não precisa ficar preocupada: basta se lembrar que, embora não seja preciso se alimentar por dois, o feto também consome tudo o que você ingere. Isso significa que na prática basta apenas ter bom senso na hora de se alimentar, seguindo a velha cartilha de se alimentar bem. É como fazer uma dieta normal e balanceada.
Com algumas dicas é possível manter o peso certo durante a gravidez (Foto: Divulgação)
Duvida? Então veja aqui algumas dicas:
– Não há problemas em fazer uma dieta durante a gravidez. O que não pode é ser radical: nada de dietas restritivas, que eliminam proteínas, carboidratos ou qualquer outro nutriente. E consulte o médico: ele poderá ajudar com orientações específicas a sua condição de saúde e a de seu neném.
– Procure comer a cada três horas. Consuma alimentos ricos em ferro e dê um “chega para lá” na anemia.
– Seu prato deve ser colorido. É importante consumir todos os nutrientes para garantir tanto sua saúde quanto a do feto. Não se esqueça do cálcio: é importante consumir leite e seus derivados.
– Não faça suas refeições com pressa. Comer devagar facilita a digestão e evita que você coma mais do que realmente precisa.
– Hidrate-se: beba muita água. Isso vai proporcionar a sensação de saciedade e também diminuirá o famoso inchaço que muitas sentem durante o fim da gravidez.
– Pegue leve no sal.
– Não abuse dos doces.
– Evite alimentos dietéticos ou adoçantes. Prefira a moderação, mas caso seja imprescindível consulte o seu médico. Ele pode te ajudar a buscar alternativas.
– Evite frituras, alimentos gordurosos, fast-foods, produtos industrializados e refrigerantes. Lembre-se de que você já não comeria isso se estivesse fazendo um regime em uma circunstância qualquer.
– Esqueça as bebidas alcoólicas.
– Se sua gravidez for saudável e seu médico permitir, você poderá fazer exercícios físicos de baixa intensidade. Especialistas indicam a caminhada – com duração de no máximo 30 minutos -, natação ou hidroginástica.
Os cuidados na gravidez são fundamentais para que a mamãe mantenha o peso ideal e a sua saúde em dia (Foto: Divulgação)
Cuidados com a gravidez
Não se esqueça de que essas são apenas algumas recomendações gerais: Algumas grávidas podem precisar de tratamento diferenciado, seja uma dieta especial ou por problemas de saúde que requerem outras medidas. Caso tenha alguma dúvida, procure seu médico: ele é a pessoa certa para responder todas as suas perguntas.